Analise do documentário Aníbal o aniquilador.

612 palavras 3 páginas
Análise do documentário “Aníbal o aniquilador”

Aníbal era um aniquilador, conquistador que nasceu em Cartago, foi um grande comandante militar e tinha como objetivo destruir Roma ou morrer tentando. A cidade de Cartago era um centro comercial cuja influência econômica e militar era conhecida por todo Mediterrâneo. Em 219 a.C, Aníbal lançou seu ataque contra Roma e assim começou a segunda guerra punica.
Não havia marinha então invadiu a Itália por terra com seus 150.000 soldados, foi pela costa do Mediterrâneo em direção a Roma, dois meses e meio depois chegou ao rio Ródano exausto. Porém os Romanos souberam de seus avanços e mandaram um exército para intercepta-lo. O líder deste exército foi Scipião, um grande general romano. Seu exército tinha 10.000 homens. Com essa surpresa Aníbal mudou seus planos e resolver atacar Roma indo pelo norte e passando pelos Alpins. Aníbal levava 9 mil membros da cavalaria e 37 elefantes, seus homens estavam morrendo, congelando e com fome. Foi ai que chegaram a uma tribo dos Gauleses (onde hoje fica a França moderna), estes lhe ofereceram suprimentos e indicaram um caminho estreito que chegava a uma garganta. Aníbal desconfiado aceitou as ajudas, mas ao chegar a garganta percebeu que foi enganado e caiu em uma armadinha dos Gauleses. Ao chegar no sul da Itália Aníbal já havia perdido cerca de um terço de seu exército, mas Aníbal sempre soube que a travessia não seria fácil, desde o primeiro dia da guerra ele tinha um plano que dependia dos elefantes, para atrair homens Gauleses (que também sempre lutava e tinha uma certa rivalidade contra Roma) mostrando que o exército era sério. O exército de Aníbal e de Scipião eram diferentes, enquanto os cartagineses eram muito diversificados os Romanos eram uniformes.
E começaram as lutas, Scipião logo foi ferido e substituído por Semprônio. Os Romanos se posicionaram de tal forma, que esmagaria os cartagineses, mas Aníbal tinha

Relacionados

  • Adorno
    87962 palavras | 352 páginas
  • Crescente fértil
    152253 palavras | 610 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas
  • Os donos do poder
    324189 palavras | 1297 páginas