Analise de um doc politico - teip

3397 palavras 14 páginas
Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Licenciatura em Ciências da Educação

Análises Políticas Sociais e Educativas

Análise do despacho nº 55/2008 Projecto TEIP

Índice

Introdução 2 I. Fundamentação Teórico-Metodológica 3 1.1- Análise de um documento Político 3 1.2- O que são os TEIP? 5 1.3- Contextualização do Despacho 6 II. Fundamentação Teórica 7 2.1- Análise Crítica 7 Bibliografia 13

Introdução

No âmbito da Unidade Curricular Análises Politicas Sociais e Educativas inserida no 5º semestre, do 3º ano da Licenciatura em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, iremos realizar a análise de um documento Político Educativo à luz das temáticas abordadas nas aulas.
O documento Político Educativo que irá ser analisado no presente trabalho é o despacho nº 55/2008 de 23 de Outubro relativo ao TEIP II. Neste sentido, a escolha dos Territórios de Intervenção Prioritária, enquanto tema em foco, deveu-se a ser bastante discutido não só na actualidade educativa como na nossa licenciatura, considerando-se assim que as questões relativas a estes territórios afectam-nos directamente, como elementos duma sociedade e como estudantes, mas principalmente como futuros mediadores sócio-educativos.
O estudo desta temática e do discurso político que lhe é inerente demonstra-se um trabalho bastante interessante e enriquecedor para a nossa configuração enquanto profissionais.
Iniciaremos este trabalho com a forma como a análise deste documento deve ser feita bem como todas as suas implicações e posturas. Posteriormente explicitaremos brevemente o que são os TEIP. De seguida contextualizaremos o despacho no tempo e Governo em que foi criado. E por fim analisaremos criticamente a construção do mesmo.

I. Fundamentação Teórico-Metodológica

1.1- Análise de um documento Político
A análise de políticas é um processo que nos permite

Relacionados

  • socialização
    10195 palavras | 41 páginas
  • Sem Abrigo
    216539 palavras | 867 páginas