Analise de texto O Sabugueiro

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

Trabalho de Língua Portuguesa
Análise do Conto “O Sabugueiro” de Zaqueu Machado


Na presente análise, daremos maior atenção aos procedimentos coesivos referentes à coesão sequencial, uma vez que o texto é uma narração, e, como é sabido, o tempo e a ligação entre as informações são muito importantes nessa espécie de texto – isso não significa, porém, que, em outros textos, tal tipo decoesão não esteja presente, e nem que as outras duas espécies de coesão propostas por Fávero (2000) não serão utilizadas por nós em nossa análise.
Segundo Fávero (2000, p.33), todo tipo de coesão é sequencial, pois cada qual constitui uma forma de fazer o texto progredir. O que marca a coesão sequencial, propriamente dita, é o fato de ela fazer com que a informação caminhe, sem, entretanto, retomaritens ou estruturas.
Passemos ao conto objeto de nossa análise. Logo no primeiro parágrafo do texto, deparamos com uma forma de coesão por meio de uma sequenciação temporal obtida por correlação dos tempos verbais: “Aconteceu há muitos anos...”. Este trecho, além de situar o texto no tempo, deixa-nos claro a presença de um narrador, remetendo-nos a estruturas comuns de narrativas, como, porexemplo, o famoso “Era uma vez”. Essas palavras inicias do texto têm uma grande importância para o entendimento do mesmo, pois, lendo-as, sabemos que o texto é uma narrativa, ou seja, que é um fato supostamente já ocorrido. Esse procedimento coesivo permeará todo o texto: ora através de expressões que marcam a ordenação temporal – “(...) depois que os passarinhos anunciaram (...)” -, ora porordenação linear – “(...) encheu ... os pequeninos pulmões, cofiou o umedecido bigode, pigarreou (...)”. Tais processos vão, às vezes imperceptivelmente, não só incluindo novas informações, mas, também, fazendo com que o texto ande para o seu desfecho – o ápice da narrativa; interessante é notar que o aspecto de mistério será mantido, através, é claro, de procedimentos coesivos, dos quais falaremos.
Aindano parágrafo de início, dá-nos o texto um exemplo de coesão através de sequenciação por conexão, estabelecida pelos operadores do tipo lógico: “(...) para não fugir da gasta prosódia das histórias infantis (...)”. Aqui, a oração subordinada adverbial final, explica a finalidade de uma oração anterior: “(...) no tempo em que os animais falavam (...)”, incluindo, assim, uma nova informação notexto, um juízo de valor do narrador acerca das histórias para crianças – se fossemos além, poderíamos ver um processo de coerência no trecho, pois ele transporta-nos a toda uma morfologia acerca das histórias infantis e seu mundo fantástico, onde tudo é possível. Também esse processo coesivo repetir-se-á ao longo do texto, fazendo relações, por exemplo, de causa e efeito, de afirmação e negação damesma, de complementação, etc. – ora por operadores do discurso, ora por pausas, ora por operadores lógicos -, mas sempre contribuindo para o fluir do texto. Para não estender muito a presente análise, citaremos mais um exemplo desse processo: “Decidiu, então, movido e removido por dentro, ir falar com o sabugueiro.”; na citação, a informação prossegue, pois um sujeito, Anselmo, personagem central doconto, decide algo: ir falar com alguém; a primeira proposição complementa a segunda, incluindo uma nova informação – numa relação de verbo transitivo direto com seu complemento, um objeto direto.
Ainda no campo da coesão sequencial, as pausas têm um uso peculiar no texto, pois estabelecem relações de sequenciação por conexão. Eis um exemplo: “(...) Constatou, consternado: era caso deignorância. Envergonhou-se.”, temos aqui duas pausas bem significativas: os dois-pontos, após o termo consternado, substituem uma conjunção integrante, que, fundando uma relação de verbo e complemento; outra relação é-nos dada pelo ponto-final anterior à expressão envergonhou-se: a pontuação substitui a locução conjuntiva por isso, gerando a ideia de causa e consequência. Poderíamos reescrever o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise de texto
  • analise de texto
  • Analise de texto
  • Analise de textos
  • Analise do Texto
  • Analise de texto
  • analise de texto
  • Análise de texto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!