SISTEMAS AGROFLORESTAIS COM BANANA E PALMITO

Páginas: 12 (2964 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



SISTEMAS AGROFLORESTAIS COM BANANA E PALMITO












JOÃO BARCELLOS XAVIER
Bolsista


ARNALDO PEREIRA VIEIRA
orientador
















Novembro 2010
INTRODUÇÃO


O meio ambiente vem sendo degradado devido ao seu mau uso, decorrente do atual sistema de produção baseado na monocultura. A utilização demasiada de produtos químicos causa erosão e aperda de fertilidade do solo, diminuindo a biodiversidade e contaminando fontes de água potáveis, além de contribuir para o aquecimento global através da retirada da cobertura vegetal nativa.
Os sistemas agroflorestais (SAFs) conciliam a conservação, a restauração e a produção de espécies vegetais, associando espécies florestais junto as culturas agrícolas anuais ou perenes podendo também fazer ouso de animais, gerando benefícios mutuo resultante da interação ecológica entre os seres que ali vivem. (Vivan, 1998). Esses sistemas permitem uma relação mais harmoniosa com a natureza e são alternativas para o uso sustentável da terra, evitando queimadas e desmatamentos. A existência de espécies arbóreas junto a componentes agrícolas e pecuários nas propriedades rurais proporciona melhoriasambientais, econômicas e sociais.
A compreensão e observação da evolução das comunidades nos ecossistemas são particularmente importantes para a identificação das condições ecológicas que devem servir de base para uma agricultura sustentável e esta se encontra ancorada na manutenção da produtividade e lucratividade das unidades de produção agrícola, minimizando ao mesmo tempo, impactos ambientais.Sabe-se também que os sistemas agroflorestais constituem uma modalidade antiga de uso da terra, praticada há milhares de anos pelo homem do campo em todas as partes do mundo (Bertalot et al., 1994).
As áreas degradadas e íngremes são encontradas com freqüência no Estado de Minas Gerais, sendo, portanto esta tecnologia de grande utilidade para agricultores do estado e é recomendada pelo serviçopúblico de extensão rural em nível nacional.
O Brasil é o maior produtor mundial de palmito e também o maior consumidor e exportador. Cerca de 90% da sua produção é consumida internamente, e o restante é exportado, tornando-o responsável pelo abastecimento de 85 % do mercado mundial.
O palmito brasileiro que é obtido de diferentes espécies de palmeiras, pertencente ao gênero Euterpe, vem sendoextraído em bosques naturais de forma totalmente predatória de plantas nativas de juçara (Euterpe edulis) e principalmente do açaí (Euterpe oleraceae), que é o responsável por aproximadamente 90 % da produção.
A pupunha é uma das espécies que se destaca por apresentar uma alta taxa de produtividade e ser um potencial agro-industrial pelo amplo mercado, além de possuir rápido crescimento, sertolerante a solos de baixa fertilidade e ser uma planta rústica. Também se destaca, na produção de palmito, por sua precocidade e elevado perfilhamento, apesar do palmito produzido ter características diferentes das espécies tradicionalmente utilizadas.
O grande interesse na produção de palmito pupunha vem ocorrendo em virtude da redução da oferta deste produto, causada pelo esgotamento das reservasnaturais de palmito juçara no Sudeste do país e pelas dificuldades de exploração encontradas para extração de palmito de açaí que elevam o custo e interferem na qualidade do produto final.
Devido a uma tendência de diversificação dos plantios de pupunha para a produção de palmito, estes são realizados em pequenas propriedades rurais na forma de consórcio com espécies florestais, as mais variadasem diferentes tipos de arranjos e espaçamentos.
Entretanto, estudos sobre a viabilidade deste tipo de sistemas praticamente inexistem. O sistema de produção de pupunha para obtenção de palmito é sempre feito em monocultivos, (LUNS. AMP & MELO, AWF, 1998).
A Euterpe edulis não é exigente quanto ao tipo de solo, porem não se desenvolve bem em solos rasos ou encharcados. O clima pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas agroflorestais
  • Sistemas Agroflorestais
  • Sistema Agroflorestais
  • Sistemas agroflorestais
  • Sistemas Agroflorestais
  • Sistemas Agroflorestais
  • SISTEMAS AGROFLORESTAIS
  • sistema agroflorestal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!