ANALISE DE CUSTO
ANALISE DE CUSTO
PROF.: MSC JONAS COMIN
ALUNA: JENIFFER JORGE
TURMA: GFCT87
CONTABILIDADE DE CUSTO
A contabilidade de custo surgiu da necessidade de avaliar o desempenho de processo e de gestores na indústria. Com o passar dos anos, a necessidade de geração de relatórios para fins administrativos aumentou, e assim, a contabilidade voltou-se ao atendimento dos gestores. Portanto, podem-se destacar três objetivos principais da contabilidade de custo: 1) determinação do lucro da empresa; 2) auxilio ao controle; e 3) ajuda a tomada de decisões.
A contabilidade de custo é um processo de obtenção de custos e pressupõe a contabilização e registro de informação, engloba ainda os processos de mensuração, processamento e disponibilização de informações sobre os custos dos produtos industrializados. Pode se dizer que é a base de informação para a contabilidade de gestão e para a contabilidade geral.
Entretanto, a contabilidade de custo demanda conhecimento da tecnologia industrial e domínio dos processos de produção. Confrontando-a de custos ainda com a contabilidade geral, é pertinente mencionar que a contabilidade de custos é essencialmente uma ex-ante, ou seja, que determina antecipadamente os custos, atendendo as restrições de caráter técnico comercial, e projeta informações que influenciam no processo produtivo. A contabilidade geral é uma contabilidade ex-post, pois trata de fatos passados de caráter iminentemente histórico e comparativo. A contabilidade de custos pode ser concebida como um instrumento desenvolvido com o objetivo de atingir finalidades especificas que podem estar relacionadas ao fornecimento de dados de custo para a medição dos lucros, determinação da rentabilidade e avaliação do patrimônio, identificando assim, métodos de controle das operações com foco na tomada de decisão e planejamento.
CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS Na