Analise criminal estatística no interior do estado de são paulo

Páginas: 14 (3348 palavras) Publicado: 20 de julho de 2012
RESUMO
O presente artigo se propõe a avaliar a influência de fatores sócio-econômicos elencados tradicionalmente como causas da criminalidade em cinqüenta municípios do interior do Estado do São Paulo. Foi utilizada a técnica de Spearman avaliando o Estado como um todo e quatro regiões com municípios próximos entre si. Este estudo aponta que as causas da criminalidade diferem nas regiõesanalisadas e há grande influência de fatores sócio-econômicos, o que leva a concluir que se faz necessário um planejamento local no combate à criminalidade que leve em consideração uma política social de combate à pobreza.


OBJETIVO: Analisar as estatísticas criminais de cinqüenta cidades do interior do Estado de São Paulo e sua associação com aspectos socioeconômicos e demográficos.

MÉTODO: Foirealizado estudo ecológico transversal comparando índices de criminalidade de cinqüenta cidades do interior do estado de São Paulo com seus indicadores socioeconômicos, o período eleito para a pesquisa foi todo o ano de 2009.
Os dados relativos às taxas de criminalidade foram obtidos no sítio eletrônico da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Os dados socioeconômicos foramobtidos através de pesquisa nos sítios eletrônicos da Fundação Seade, Inep e IPEA.
Foi testada a associação dos indicadores criminais entre si e entre os mesmos e os indicadores sócio-econômicos.

1. INTRODUÇÃO

O Estado possui recursos limitados para administrar e alcançar a sua finalidade, o bem público, dentro desta realidade surge a necessidade de administrar de forma racional e eficiente osseus recursos, o presente artigo tem o objetivo de avaliar isoladamente fatores que podem dar causa a um aumento nos índices da criminalidade.
A análise isolada de tais fatores pode ajudar a evidenciar quais deles atuam de forma mais dramática sobre a criminalidade, permitindo assim que o Estado distribua mais racionalmente seus recursos na busca por uma diminuição dos índices de criminalidade.O presente artigo busca respaldo em técnicas estatísticas e no conceito de ecologia humana desenvolvidos pela escola de Chicago para analisar a criminalidade1.
Há profusão de estudos relacionando taxas de homicídio e indicadores socioeconômicos, Cano destaca vários destes estudos2, existindo ainda estudos sobre a violência letal na região do Estado de São Paulo conhecida como Grande São Paulo3e 4.
É rarefeita a produção de estudos relacionados às estatísticas de crimes contra o patrimônio e os fatores socioeconômicos envolvidos, tanto na literatura nacional quanto estrangeira.
A propriedade privada, um dos princípios basilares de nosso ordenamento jurídico, parece ocupar um papel menos importante nas discussões e produções científicas apesar de seu destaque no número deocorrências policiais em nosso país.
Diante da carência de estudos que avaliem os fatores causadores da violência letal no interior do estado e a escassez de estudos relacionados aos crimes contra o patrimônio, este artigo pode ser visto como um estudo preliminar das causas da criminalidade nos municípios situados no interior paulista.

2. JUSTIFICATIVA

Alguns fatores de ordem sócio-econômicafreqüentemente são apontados como causa da criminalidade, o presente artigo pretende analisar alguns destes fatores isoladamente, admitimos que a realidade é a soma dos fatores compostos, não sendo passível de ser matematizada sem distorções, entretanto julgamos eficaz realizar uma análise qualitativa e que leve em conta os parâmetros sócio-econômicos das cidades.

3. METODOLOGIA

Foi realizadoestudo ecológico transversal comparando cinqüenta cidades do interior do estado de São Paulo e seus índices de criminalidade.
Foram eleitas cinqüenta cidades do estado de São Paulo que possuem, prioritariamente, mais de cem mil habitantes e que não pertencem à região metropolitana da capital do estado, foram incluídos alguns municípios com menos de cem mil habitantes para que fosse possível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Reforma Psiquiatra no Interior do Estado de São Paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo e Análise de Obra.
  • Mapeamento e análise da produção do caqui no estado de são paulo.
  • Análise das condições de trabalho em uma Central de Materiais e Esterilização localizada em uma cidade no interior do...
  • A formação do estado de são paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Folclore no estado de são paulo
  • Pinacoteca do Estado de São Paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!