Analise comparativa das resolu es pronto

Páginas: 4 (798 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015
Curso de Capacitação para Psicólogo Perito Examinador do Trânsito Responsável pela Avaliação Psicológica













ANÁLISE COMPARATIVA DAS RESOLUÇÕES 80/98, 267/08 E 425/12 DO CONTRANGISELE CRISTIANE TELES PAIVA




Maceió, AL
MAIO/2013
O CFP, em 1988, criou a Comissão Especial do Exame Psicológico para Condutores sob a presidência do psicólogo Reinier Rozestraten acompanhado deEfrain Rojas-Boccalandro e J. A. Della Coleta. Essa comissão tinha como propósito obter dados e critérios relacionados ao exame psicológico para condutores e ainda oferecer ao CONTRAN uma proposta dereformulação normativa vigente na época (Hoffmann & Cruz, 2004). Como resultado: a Resolução 80/98.
No novo Código de Trânsito Brasileiro, a partir da Resolução nº. 80/98 a avaliação psicológica passaa ter quesitos específicos a serem avaliados; como o Título de Perito Examinador do Trânsito;
A partir de então fortalece a avaliação de caráter preditivo, fomentando a necessidade de técnicas queidentifiquem o perfil da amostra de bons e maus motoristas.
Mesmo com a tentativa da Resolução nº. 80/98 do CTB, de estabelecer critérios para a avaliação psicológica, nota-se que muitos profissionaisutilizam técnicas sem discernimento sobre o que avaliar.
Duarte (2004) e Rozestraten (2006) ainda questionam a validade e fidedignidade das técnicas e consideram necessário um estudo para definir umperfil psicológico diferenciado de condutores ou um estudo com cada teste em amostras significativas equiparadas.
Em novembro de 2007, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão moveu ação civilpública contra o Contram, devido à inconstitucionalidade da Resolução nº51/98 (alterada pela Resolução nº80/98), que dispunha sobre os exames de aptidão física e mental e exames de avaliaçãopsicológica para a obtenção da permissão para dirigir, bem como para a renovação da CNH.
Após a concessão da liminar, em 2008 o Contran editou a Resolução nº 267 para revogar as Resoluções nº51 e 80,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resolu Es
  • ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRA ES FINANCEIRAS PRONTO 1
  • Analise Comparativa
  • analise comparativa
  • ANALISE COMPARATIVA
  • Análise comparativa
  • Analise comparativa
  • Analise COmparativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!