ANALISANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA: UMA VISÃO PROFUNDA DAS METODOLOGIAS ULTILIZADAS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CASTANHAL.

2856 palavras 12 páginas
ANALISANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA: UMA VISÃO PROFUNDA DAS METODOLOGIAS ULTILIZADAS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CASTANHAL.
Resumo.
Entender o fenômeno da aprendizagem e analisar os meios em que a educação atual está inserida, procurando ao mesmo tempo encontrar os meios necessários para uma avaliação de qualidade. A observação da aula de uma professora do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Catanhal, através de um vídeo, foi o foco da criação das observações acerca do que consideramos ser conceitos pedagógicos. O comportamento do aluno e a investigação da linguagem egocêntrica como manifestação despercebida do pensamento são fatores influentes nesse trabalho, assim como a linguagem cognitiva. Essa pesquisa se enquadra como qualitativa, haja vista que a espontaneidade e a importância das falas de cada indivíduo observado foram fundamentais para a elaboração de nossas conclusões. A abordagem desse estudo expõe de maneira objetiva, alternativas que aprimoram as técnicas pedagógicas, visando desenvolver a capacidade intelectual do individuo, nesse caso, o aluno. O professor como articulador primordial da educação necessita estar atento as mutações visíveis do processo avaliativo e torna-lo o mais acessível possível ao seu aluno.

Palavras-chave. Aprendizagem, educação, conceitos pedagógicos, aluno.

Introdução.
Este trabalho tem o objetivo de mostrar as práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil e expor a problemática do ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo identificar as particularidades existentes na educação básica. A análise da aula de uma professora de castanhal e o comportamento de seus alunos são fundamentais para entendermos como funciona esse processo. O modo de como educar, a especificidade de cada professor e a dificuldade de aprender por parte do aluno, são fatores que influenciam a análise desse estudo. A questão fundamental dessa observação é mostrar que

Relacionados