Analfabetismo funcional

Páginas: 5 (1245 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Analfabetismo Funcional
Definição:
A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegueextrair o sentido das palavras, colocar idéias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas.
Origem do termo:
O termo alfabetismo funcional foi cunhado nos Estados Unidos na década de 30 e utilizado pelo exército norte-americano durante a Segunda Guerra, indicando a capacidade de entender instruções escritas necessárias para a realização de tarefas militares. Apartir de então, o termo passou a ser utilizado para designar a capacidade de utilizar a leitura e escrita para fins pragmáticos, em contextos cotidianos, domésticos ou de trabalho, muitas vezes colocado em contraposição a uma concepção mais tradicional e acadêmica, fortemente referida a práticas de leitura com fins estéticos e à erudição. Em alguns casos, o termo analfabetismo funcional foiutilizado também para designar um meio termo entre o analfabetismo absoluto e o domínio pleno e versátil da leitura e da escrita, ou um nível de habilidades restrito às tarefas mais rudimentares referentes à "sobrevivência" nas sociedades industriais.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Características do analfabetismo funcional

Oanalfabetismo funcional é identificado na falta de capacidade do individuo em utilizar bem o conhecimento e as informações que lhes chegam.

Um indivíduo que está em uma empresa, mas não consegue aproveitar os conhecimentos que adquiriu para fazer bem aquela função, atividade, é um indicativo de analfabetismo funcional.

Níveis de alfabetização funcional
Nível 1, também conhecido comoalfabetização rudimentar, compreende aqueles que apenas conseguem ler e compreender títulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes e em fazer as operações aritméticas básicas.
Nível 2, também conhecido como alfabetização básica, compreende aqueles que conseguem ler textos curtos, mas só conseguem extrair informações esparsas no textoe não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo; e também conseguem entender números grandes, conseguem realizar as operações aritméticas básicas, entretanto sentem dificuldades quando é exigida uma maior quantidade de cálculos, ou em operações matemáticas mais complexas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
DadosEstatísticos:
- No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.Apesar de o numero de“alfabetizados” crescer com os anos, a proporção dos que atingem um nível pleno de habilidades mantem-se praticamente inalterada, em torno de 25%.
-38% dos universitários são analfabetos funcionais.
-No mundo, mais de 960 milhões de adultos são analfabetos, sendo que mais de 1/3 dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso e às novas tecnologias que poderiam melhorar a qualidade de vida eajudá-los a adaptar-se às mudanças sociais e culturais.
Esses índices tão altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino público, à falta de infraestrutura das instituições de ensino (principalmente as públicas) e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns países desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analfabetismo funcional
  • analfabetismo funcional
  • Analfabetismo Funcional
  • analfabetismo funcional
  • Analfabetismo funcional
  • analfabetismo funcional
  • analfabetismo funcional
  • “Analfabetismo Funcional”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!