ANALAURAPROSTITUTA

2893 palavras 12 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL–UNIVEL
CURSO DE DIREITO

Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na Direito Constitucional – 2º A
Orientação: Professor Eduardo Tessaro

CASCAVEL
2013

Introdução
O presente estudo tem por escopo abordar o tema da ação direta de inconstitucionalidade por omissão, baseando-se nos diversos entendimentos doutrinários e jurisprudenciais acerca do assunto e no alicerce constitucional estabelecido na Carta Magna de 1988.
De início, intenta-se a fornecer elementos intrínsecos à este mecanismo, capazes de enfatizar conceitos, definições, modalidades, e as particularidades do instituto. Advém tal enfoque do principio da harmonia do ordenamento jurídico, de forma que, quando a coesão do sistema se rompe, o controle de constitucionalidade consagra-se como um instrumento que visa restaurar a unidade. Assim sendo, a finalidade deste trabalho é configurar as situações em que é cabível a ação direta de inconstitucionalidade por omissão sob o plano de fundo da inércia do legislador, ressaltando-se que em função da complexidade e magnitude da matéria, este breve estudo não tem a pretensão de esgotar o tema, intentando tão somente a esclarecer certos pormenores que emergem desta modalidade de controle de constitucionalidade por via de ação direta.
1. Generalidades
A Constituição Federal promulgada em 1988 tratou de elucidar o tema da omissão inconstitucional, precisamente no que se refere à omissão legislativa, tratando inclusive, de criar mecanismos capazes de solucionar a problemática.
Explica-se: quando sob determinadas particularidades, a Constituição impõe ao legislativo uma atuação positiva, através da edição de norma necessária à efetivação de um mandamento constitucional e o legislador permanece inerte, configurar-se-á a inconstitucionalidade por omissão.
Diante deste contexto, a ação direta de inconstitucionalidade por omissão

Relacionados