ARTIGO CORRIGIDO PARAENTREGAR

7120 palavras 29 páginas
comunidade com a escola até por que a escola é situada em uma região serrana e complicada, tornando difícil a promoção de uma política democrática e participativa. Nesse sentido, o objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados do estudo, bem como discutir e relacioná-los com teorias já conhecidos no âmbito literário e principalmente no interior da escola. O trabalho está organizado em uma fundamentação teórica, na metodologia utilizada para desenvolver o estudo e sistematizar os dados e nas considerações finais, onde são apresentados os resultados e as sugestões necessárias para resolver ou minimizar o problema apontado.

ESCOLA: ESPAÇO ORGANIZADO

A sociedade hoje é permeada de um “pluralismo político” (GADOTTI,1994) tornando-se um valor universal, com intensa atividade político e educacional, recheada por um grande número de leis e normatizações federais, estaduais e municipais, que atingem diretamente as instituições escolares, e, especificamente, a unidade escolar. A unidade escolar é o lugar onde é concretizado o objetivo máximo do sistema educacional, no qual as metas governamentais são atingidas, ou não, em que as políticas educacionais são realizadas conforme o previsto, ou sofrem distorções.
A escola é o lugar que representa a esperança, o desejo humano de aperfeiçoar-se, de mudar, de fazer-se e promover-se o integralmente, o “lugar social no qual a expectativa de mudança é o traço mais marcante” (SILVA, p. 52,1996). O desejo de mudança pode deparar-se com duas possibilidades: encontrar realização no trabalho ou mortificação na lei.
A educação brasileira com a Constituição Federal de 1988 adquiriu maior prestígio, obtendo uma seção inteira no capítulo III (Da Educação, da Cultura e do Desporto), com nove artigos, além de três textos nas Disposições Transitórias. Pouco tempo depois, em 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96), foram especificados os dispositivos constitucionais e definidas

Relacionados