AN LItica

Páginas: 10 (2386 palavras) Publicado: 13 de junho de 2015
ANÁLISE DE ÂNIONS
Os principais ânions que serão estudados são descritos na tabela abaixo, juntamente com as suas concentrações mínimas de análise e as concentrações de suas respectivas soluções padrão:
Grupo Volátil
Concentração Mínima de Análise (% p/V)
Concentração da Solução Padrão (% p/V)
Cianeto – CN -
1
10
Sulfeto – S 2-
1
3
Sulfito – SO3 2-
1
10
Tiossulfato – S2O3 2-
1
10
Nitrito – NO2-
1
10
Hipoclorito – CℓO -
1
4
Carbonato – CO3 2-
1
10
Bicarbonato – HCO3 2-
1
8
Grupo Bário-Cálcio
Concentração Mínima de Análise (% p/V)
Concentração da Solução Padrão (% p/V)
Fluoreto – F -
1
10
Fosfato – PO4 3-
1
10
Sulfato – SO4 2-
1
10
Cromato – CrO4 2-
1
10
Grupo da Prata
Concentração Mínima de Análise (% p/V)
Concentração da Solução Padrão (% p/V)
Cloreto – Cℓ -
1
10
Brometo – Br -
1
10Iodeto – I -
1
10
Grupo Solúvel
Concentração Mínima de Análise (% p/V)
Concentração da Solução Padrão (% p/V)
Nitrato – NO3-
1
10
Clorato – CℓO3 -
1
10
Acetato – CH3COO -
1
10


Os ânions são agrupados de acordo com o seu comportamento frente a determinados reagentes, denominados REAGENTES SELETIVOS, os quais proporcionam os mesmos tipos de transformações características para um grupo restrito deespécies, observando-se as condições reacionais do meio, a chamada CONDIÇÃO DE SELETIVIDADE.
ENSAIOS PRELIMINARES PARA ÂNIONS DO GRUPO VOLÁTIL
I) ENSAIOS DE OXI-REDUÇÃO:
A) Ensaio para Redutores:
TRANSFORMAÇÃO DESENVOLVIDA: Descoramento da cor violácea do KMnO4 0,01 N.
PROCEDIMENTO:
Em placa de toque branca, adicionar 1 gota de solução de KMnO4 0,01 N, 5 gotas de H2SO4 6 N e 3 gotas da AMOSTRA.Observar a transformação desenvolvida e REALIZAR O ENSAIO DE BRANCO substituindo a amostra por ÁGUA DESTILADA.
CONCLUSÃO:
O desaparecimento da coloração violeta do permanganato de potássio indica a possível presença dos seguintes ânions redutores na amostra: CN --, S 2--, SO3 2--, S2O3 2--, NO2 --.
Observação:

Na pesquisa do grupo da prata, a presença do ânion I – poderá ser verificada neste ensaioatravés da adição de 1 gota de goma de amido após o descoramento da solução de KMnO4 em meio ácido. Caso haja o surgimento da coloração azul intensa do complexo [I2 + G.A.] ficará comprovada a presença de iodeto.

B) Ensaio para Redutores Fortes:
TRANSFORMAÇÃO DESENVOLVIDA: Descoramento da cor azul do I2 0,1 N/Goma de Amido.
PROCEDIMENTO:
Em placa de toque branca, adicionar 1 gota de solução deI2 0,1 N, 1 gota de Goma de Amido, 5 gotas de H2SO4 6 N e 3 gotas da AMOSTRA. Observar a transformação desenvolvida e REALIZAR O ENSAIO DE BRANCO substituindo a amostra por ÁGUA DESTILADA.
CONCLUSÃO:
O desaparecimento da coloração azul do Iodo/Goma de Amido indica a possível presença dos seguintes ânions redutores fortes na amostra: S 2--, SO3 2--, S2O3 2--.

C) Ensaio para Oxidantes:TRANSFORMAÇÃO DESENVOLVIDA: Aparecimento da cor azul do I2 0,1 N/Goma de Amido.
PROCEDIMENTO:
Em placa de toque branca, adicionar 1 gota de solução de KI 5%, 1 gota de Goma de Amido, 5 gotas de H2SO4 6 N e 3 gotas da AMOSTRA. Observar a transformação desenvolvida e REALIZAR O ENSAIO DE BRANCO substituindo a amostra por ÁGUA DESTILADA.
CONCLUSÃO:
O aparecimento da coloração azul do Iodo/Goma de Amido indica apossível presença dos seguintes ânions oxidantes na amostra: NO2 – ou CℓO –.
OBSERVAÇÕES:
1. A presença de qualquer ânion redutor, forte ou fraco, na amostra, elimina a possibilidade de presença da espécie CℓO– (hipoclorito), por este ser um oxidante muito forte;

2. Se NO2– (nitrito) estiver presente na amostra, os ensaios para redutor e oxidante serão positivos, já que este ânion possuicaracterística anfótera em relação a reações de transferência de elétrons;

3. O íon CN– (cianeto) é um redutor muito fraco. Se este for o único redutor presente na amostra o descoramento da solução de permanganato de potássio ocorrerá lentamente;

4. O ânion CℓO– é um oxidante muito forte que oxida o I2 (ensaio para íons redutores fortes) a IO–, IO2– ou IO3–, dependendo de sua concentração no meio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • tecnologia litica
  • tecnologia litica
  • TRAB P LITICA
  • An Buruku
  • An lise
  • An Lises
  • AN LISE E
  • An Lise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!