An lise do filme BOPE tropa de elite

300 palavras 2 páginas
Análise do filme “BOPE – TROPA DE ELITE”
Direção: José Padilha

A Guerra das drogas acontece desde que os traficantes ganharam poder e construíram seu império nas favelas do país, nas quais bandidos reinariam absolutos sobre cidadãos indefesos. Volta e meia, além de promover o tráfico, os bandidos assaltam, sequestram e matam banalmente por aí.
É disso que trata o filme BOPE – TROPA DE ELITE. A sociedade representada pelos protagonistas do filme acha que basta reprimir o tráfico com violência, desrespeitando assim os direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, permeia-se a necessidade de estabelecer limites e condições ao próprio Estado para que possa efetivar ao ser enquanto cidadão, seus direitos fundamentais
Mas também a sociedade precisa entender que vários fatores, além das drogas, contribuem para o atual estado de coisas e, desde que ninguém proporcione uma ação melhor do que as que aí estão, as guerras urbanas vão continuar brutalizando os homens – e na guerra vale tudo! (tortura e morte)- Segue art. da própria constituição federal.

XLVII - não haverá penas:
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do Art. 84, XIX;

Tropa de Elite é um filme realista, pois mostra exatamente o que os jornais e a televisão mostram todos os dias. E principalmente porque revela o lado humano dos personagens – que têm medo, que têm arrogância, que sofrem de stress, de remorso, de culpa... E também mostra o caos do poder público, a corrupção, os interesses políticos, a lei da selva de pedra. Ao contrário dos filmezinhos americanos, Tropa de Elite não tem heróis. Na verdade, só tem bandidos.
Segurança é um bem público, uma responsabilidade à qual os governos devem responder com políticas públicas bem concatenadas, justas, baseadas nos direitos humanos, de fato. Os policiais do BOPE em muitos momentos desrespeitam esses direitos.

Relacionados