An Lise Do Discurso Pol Tico De Levy Fidelix Corrigido 2

2782 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE LETRAS

ANÁLISE DO DISCURSO CONSERVADOR DE LEVY FIDELIX

Trabalho apresentado ao curso de Letras da
Universidade Federal de Minas Gerais na disci- plina de Introdução à análise do discurso.

Professor: Wander Emediato

Por

Antônio Fernandes
Bruna Stéphane Oliveira
Yuri Romanelli

Belo Horizonte
2014
ANÁLISE DO DISCURSO CONSERVADOR DE LEVY FIDELIX
Antônio Fernandes
Bruna Stéphane Oliveira
Yuri Romanelli

1. INTRODUÇÃO
O trabalho se baseará nas análises do trecho de um vídeo de um debate entre os candidatos a presidência da república para as eleições de 2014, exibido pela TV Record, com enfoque no discurso do presidenciável Levy Fidelix, e de uma notícia a respeito desse debate.
A partir da teoria do sujeito ideológico de Michel Pêcheux, o ensaio discorrerá sobre as instituições ideológicas que interpelam Fidelix e analisará como ocorre essa interpelação que transforma o presidenciável em sujeito do discurso.
Será analisada também a forma como o autor da notícia utilizada organiza seu texto, tomando por base as considerações de Dominique Maingueneau.

2. ANÁLISE DO VÍDEO1

Em um debate entre os candidatos à presidência da república, transmitido pela emissora de televisão Record, no dia 29 de setembro de 2014, Levy Fidelix (PRTB) foi questionado por Luciana Genro (PSOL) sobre o porquê de seu programa, que defende a família, excluir àquelas formadas por pessoas do mesmo sexo. A resposta de Fidelix pode ser descrita como um discurso polêmico, conservador, autoritário e, de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um discurso de ódio.
De acordo com Michel Pêcheux, o sujeito é porta voz de uma formação discursiva, ou seja, ele toma para si a formação ideológica que o formou. Assim ocorre com Levy Fidelix no material analisado, pois o presidenciável é interpelado por diferentes ideologias e se deixa sujeitar por elas, tornando-se porta voz.
O candidato acredita ser sujeito de seu

Relacionados