PER ODO HELEN STICO 2015

482 palavras 2 páginas
PERÍODO HELENÍSTICO
O Período helenístico foi marcado pela decadência política no século III e II, a Grécia nunca consistiu uma unidade política, e as Cidades-Estados se uniram contra a ameaça da Persa. Ainda na época clássica as cidades de Esparta e Antenas culminaram em guerra, da qual Antenas saiu derrotada.

Foi então que o rei Filipe da Macedônia aproveitou-se para conquistar as cidades Gregas, também convulsionadas pela por conflitos internos.

O Período helenístico é o período da historia da Grécia antiga e parte do Oriente Médio que vai de 336 A.C. ( inicio do reinado de Alexandre o grande da Macedônia) até 30 A.C. ( anexo do Egito, ultimo reino helenístico por Roma).

Mas tarde seu filho Alexandre o grande deu continuidade à política de expansão territorial de seu pai Filipe. O império macedônico no período de Alexandre atingiu seu ponto Maximo de conquistas territoriais, abrangeu a Grécia, nordeste da África, Mesopotâmia, Anatólia, Rio Indo e Índia.

Alexandre foi cariado dentro da cultura grega e teve como mestre o filosofo Aristóteles grande filosofo da Grécia antiga, e Alexandre amava a cultura grega.Ele também teve contato coma acultura ocidental dos diversos povos que faziam parte do império macedônico.

Estas fusões de aspectos culturais entre gregos e orientais resultante das conquistas Alexandrinas é conhecida como helenismo.

Com a morte precoce de Alexandre em 323 A.C. teve inicio o esfalecimento do império Macedônico , o império se fragmentou enfraquecendo o poder, e por volta do século II e I A.C. os romanos se apropriaram desses territórios e assimilaram as expressões culturais da civilização grega.

Características Principais deste Período

Principais obras:
Vitoria de Samátrocia ( Escultura)
Laocoonte e seus filhos (Escultura em mármore)
Altar de Pergamo (Estrutura arquitetônica dedicada a Zeus)
Venus de Mila ( Estatua de mármore)
Na filosofia
Houve três escolas filosóficas neste período
Estoicismo
Epicurismo
Ceticismo
Na Literatura

Relacionados