An lise comparativa entre estruturas REV3

1133 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA POLITECNICA DA UNIVERSAIDADE DE SÃO PAULO
ANDRÉ RICARDO SEGANTIN

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ESTRUTURAS

SÃO PAULO
2015
Análise comparativa entre estruturas

Tanto a estrutura de concreto quanto a estrutura metálica, se, bem elaboradas arquitetonicamente e bem concebidas em fase de projeto, traduzem aspectos de arrojo e modernidade no resultado final da construção.
Cada tipo de estrutura tem suas vantagens, desvantagens, peculiaridades e particularidades. A síntese do planejamento de uma obra, é o cronograma físico-financeiro que consiste tempo às várias tarefas que compoem o ato de construir, assim como seus respectivos custos.
O sistema construtivo em aço pode ter início em sua fabricação juntamente com as fundações, assim, acelerando o ritmo da obra. Já o sistema reticulado, temos que seguir algumas “etapas”, como: fundações e blocos e baldrames, e após a conclusão conseguimos seguir com a super estrutura.
Tecnologicamente, estamos muito mais avançados na produção de concreto armado do que na produção de estrutura metálica, faltando incentivo para o desenvolvimento e trazer novas técnicas de fora para que o mercado da construção civil comece a estudar a viabilidade da estrutura de aço.
Financeiramente, necessita-se de um grande estudo na fase inicial de projetos para determinar o melhor tipo de estrutura. Em fase de obra, o controle do fluxo de caixa é de extrema importância nas diferentes estruturas, já que no ERCA o desembolso é feito paralelamente com o andamento da obra, pagando a matéria prima, fôrma, mão de obra e etc. Já a estrutura metálica, como é manufaturada antes mesmo da fundação da obra ser terminada, o desembolso é feito logo no começo do projeto, sendo necessário que a empresa tenha um alto fluxo de caixa.

Levando em consideração o mesmo tamanho de construção e o mesmo tempo, seriam necessários muito mais operários na parte da estrutura de concreto do que da metálica, pois enquanto as

Relacionados