Análise para o curso de direito sobre a obra: paris no tempo do rei sol.

Páginas: 10 (2344 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
Ideias Principais do cap. X Polícia, Justiça e Delinquência
(Obra: Paris no tempo do Rei Sol)

Desejo de unificar polícia e justiça;
O rei tinha poder de mandar prender qualquer pessoa mesmo que não houvesse uma prova;
Criação do hospital geral e seus poderes de polícia e justiça;
Polícia: manter a ordem;
Fome e miséria, crise do trigo e castigos e condenações exageradas;
Proibição doporte de armas;
Embora a lei não comportasse a pena de prisão, elas ocorriam em demasiado número e as cadeias estavam sempre lotadas;
As acomodações prisionais eram diferentes entre as classes sociais mais favorecidas para as menos favorecidas economicamente;



Conceitos importantes do cap. X Polícia, Justiça e Delinquência
(Obra: Paris no tempo do Rei Sol)


Conselho de Reforma daJustiça – Sua primeira sessão se realizou no Louvre, em 1665, na presença do rei. Seus trabalhos culminaram com a ordenação civil de 1667 e com a ordenação criminal de 1670, formando o famoso Código Luís, o qual decidiria em breve pela supressão dos privilégios eclesiásticos.

Châtelet – É um termo da língua francesa que significa ‘’ castelo fortificado ‘’. Na Idade Média, era uma pequena fortificaçãodestinada a defender uma cidade ou a apoiar um castelo de maior porte.

Ordens régias – Eram ordens dadas pelo rei que permitiam prender supostos culpados sem a necessidade de um julgamento.

Hospital Geral – Em 1656, Luís XIV tinha criado o Hospital Geral, com o objetivo explícito de impedir, nas principais cidades, "a mendicidade e a vagabundagem como fontes de todas as desordens" (Foucault,1972, p.75). É o início da intervenção do Estado (absolutista), conferindo ao hospital, a coberto da caridade, uma função claramente policial de controlo de grupos da população potencialmente perigosos para a ordem estabelecida. Michel Foucault observou também com razão que “ Foi um estranho poder que o rei estabeleceu, entre a polícia e a justiça, nos limites da lei: a terceira ordem darepressão.”

Tenente-general – Responsável pela segurança de Paris, equipamento e modernização da capital, sobretudo das vias públicas, negócios religioso, sociais e econômicos, saúde pública, polícia dos costumes, do abastecimento, etc. Essas obrigações o tornavam um autêntico ministro de Paris.

Moscas – Informantes dos inspetores, que por sua vez, informavam todos os acontecimentos aotenente=general.

Cours des Miracles – Traduzindo: Tribunal de Milagres. Designadas sob o Antigo Regime, eram espaços (conjuntos de casebres) sem leis presentes em vários bairros de Paris, que serviam como refúgio para os bandidos a noite. A polícia não ousava penetrar.

Faubourgs – Subúrbio.

Fronda - Foi uma guerra civil ocorrida na França entre 1648 e 1653.

Fort-l’Evêque – Local de confinamento. Oscalabouços, que eram escuros e estreitos, foram escavados no solo sob o edifício. Era a prisão dos “ditos culpados”, aqueles que nem tiveram um julgamento.

Convento das Madelonnettes: As "Madelonnettes" era a denominação popular da Ordem das Filhas de Maria Madalena, que contou com inúmeros estabelecimentos na França e Europa. O mais conhecido entre eles é o de Paris que foi convertido emprisão na Revolução Francesa. A entidade era um estabelecimento onde eram encerradas por ordem do rei, dos juízes ou simplesmente por solicitação de suas famílias, qualquer mulher ou moça suspeita de má conduta.

Admoestações: Advertência, reprimenda, observação com caráter de crítica, de censura.

Place Moubert: É uma praça na França.

Conciergerie: A Conciergerie é o vestígio principal doantigo Palácio da Cidade, que foi residência e sede do poder real francês do século X ao século XIV e que se estendia sobre o local em que hoje está o Palácio de Justiça de Paris. Atualmente, o edifício estende-se pelo Cais do Relógio. Foi convertido em prisão do Estado em 1392, após o abandono do palácio por Carlos V e seus sucessores.

Gentil-homem da Câmara: Cargo da corte imperial....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analises da obra o sol é para todos
  • Analise da obra A Noiva do Tempo
  • Análise do obra “edipo rei”, de sófocles
  • analise sobre o tempo
  • analise sobre obra de Gruzinski
  • Analise Psicologica sobre o Edipo Rei
  • Analise formal da imagem obra: o julgamento de páris
  • O rei sol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!