Análise Imediata

Páginas: 6 (1496 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 Análise Imediata


OBJETIVO
Utilizar o método adequando para separar as misturas apresentadas

RESUMO
Destilamos 80 ml de vinho em um destilador, acendemos o bico de Bunsen e aguardamos o álcool começar a evaporar, e se transformar em líquido novamente. Marcamosa temperatura quando ocorreu a primeira gota, e assim acompanhamos até atingir 80ºC. Conferimos quantos mililitros de álcool foi possível obter.
Na primeira experiência utilizamos um béquer, espátula de iodo e uma porção de areia, que quando aquecida formava uma mistura roxa com brilhante e com fumaça tóxica. 
Na segunda experiência utilizamos um béquer de 20 ml de Coca-cola e uma espátula decarvão ativado, nessa experiência retiramos a coloração da Coca-cola. 
Na última experiência utilizamos um sistema fechado de dois tubos de ensaio e um tubo recurvado, em um dos tubos colocamos Coca-cola e no outro, solução de Ba(OH), aquecemos o tubo e obtivemos um líquido incolor. 

INTRODUÇÃO

As misturas são comuns em nosso dia a dia; comoexemplo temos as bebidas, os combustíveis e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros. Qualquer material feito de duas ou mais substâncias, que não são combinadas quimicamente, é uma mistura.
O isolamento dos componentes puros, a partir de uma mistura, requer a separação de um componente do outro e vários métodos têm sido desenvolvidos com essa finalidade. Alguns sebaseiam nas diferenças de propriedades físicas dos componentes da mistura; outros, nas diferenças de propriedades químicas ou de características químicas.
Algumas das técnicas mais simples de separação dos componentes de misturas são: sublimação, extração, decantação, filtração e evaporação.
A) Destilação
Existem alguns tipos de destilação, tais como: destilação simples, destilação fracionada,destilação por arraste a vapor, dentre outros. O processo de destilação, independentemente do tipo, tem sido muito empregado para purificação de substâncias e para separação dos componentes de misturas. O processo de destilação se baseia na combinação sucessiva dos processos de vaporização e de condensação.
A1) Destilação Simples
O processo de destilação simples é um dos métodos mais comuns depurificação de líquidos. O esquema usado é o descrito na FIGURA abaixo e a destilação pode ocorrer num sistema fechado ou semi-aberto.
A destilação é um método muito simples: um líquido é levado à ebulição tornando-se vapor, o qual é, então, condensado e retorna ao estado liquido: O liquido é coletado e armazenado. Os líquidos, ao serem aquecidos, têm a energia cinética de suas moléculas gradativamenteaumentada, fazendo com que algumas alcancem energia suficiente para escapar da fase líquida e passar para a fase vapor.

FIGURA 1: Aparelhagem para destilação simples
O vapor acima do líquido exerce uma pressão chamada de pressão de vapor. Quanto maior o número de moléculas que adquirem energia suficiente para escapar para a fase vapor, maior será a pressão de vapor dessas moléculas. Quando apressão de vapor se iguala a pressão externa (pressão atmosférica) ocorre a ebulição. A temperatura em que ocorre a ebulição de um líquido é o ponto de ebulição. O liquido no frasco de destilação é aquecido à ebulição, o vapor alcança o condensador que está resfriado pela água corrente, condensa e retorna à fase liquida. Se a mistura tem um componente de baixo ponto de ebulição (uma substânciavolátil com uma alta pressão de vapor), ele destilará primeiro e pode ser coletado primeiro. Os compostos de ponto de ebulição mais altos (substâncias com baixa pressão de vapor) permanecem no frasco de destilação. Estes compostos só poderão ser destilados se a temperatura do sistema for aumentada.
Quando a destilação é realizada à pressão atmosférica, em sistema aberto, o líquido destila no seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise imediata
  • Analise imediata
  • Análise Imediata
  • Relatório de Análise Imediata
  • quimica analise imediata
  • analise imediata carvão
  • PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS – ANÁLISE IMEDIATA
  • ENSAIOS DE LABORATÓRIO Análise Imediata de Carvão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!