Análise de dfs

Páginas: 14 (3326 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
ANÁLISE DE
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
Uma literatura complementar para estudo

1.
INTRODUÇÃO

A análise de demonstrativos financeiros (DFs) tem por objetivo permitir que se entenda mais sobre a situação econômico-financeira da empresa analisada. A análise de DFs pode também atingir diferentes objetivos, dependendo do interesse do analista. Assim, por exemplo, um analista interno daempresa pode desejar saber a situação da sua empresa para efetivar um plano financeiro de médio ou longo prazo. Um banco – ou até um fornecedor – pode fazer a análise de uma empresa para verificar qual limite de crédito pode-lhe conferir. Ou, ainda, uma empresa pode fazer a análise da concorrência, procedendo a análise de seus DFs.

Assim, para se fazer a análise de DFs, deve-se obter primeiro osdemonstrativos elaborados pela contabilidade de uma empresa. A contabilidade é a área da empresa responsável por registrar, controlar e demonstrar todos os fatos que afetam o patrimônio da empresa. O patrimônio de uma entidade é o conjunto de bens, direitos e obrigações, bem como receitas e despesas desta.

1.1. Contas e Subcontas

A contabilidade se utiliza das contas para efetuar oregistro e o controle dos eventos que ocorrem dentro da empresa. As contas são expressões genéricas que servem para padronizar elementos semelhantes. Quando o nível de controle assim exige, a contabilidade da empresa pode fazer uso de subcontas, ou seja, de divisões subordinadas das contas.

Ao conjunto de contas e subcontas usadas numa empresa dá-se o nome de plano de contas. O que determinaquantas contas ou subcontas que uma empresa trabalhará é o nível ou a extensão de controle que a empresa deseja atingir. Dessa forma, a empresa poderá, por exemplo, desejar controlar seu saldo bancário, abrindo a conta “Bancos”. Porém, se ela tiver mais de uma conta bancária, na contabilidade é recomendável que ela utilize tantas subcontas quantas forem as contas bancárias. Nesse exemplo, temos:Conta: Bancos
Subcontas: Bancos – Conta Banco “X”
Bancos – Conta Banco “Y”
Bancos – Conta Banco “Z”

Da mesma forma, a empresa poderá fazer o controle de seus bens fixos por filial, fazendo o seguinte plano de contas:
Conta: Imóveis
Subcontas: Imóveis – Matriz
Imóveis – Fábrica
Imóveis – Filial SP

As contas podem ser de dois tipos: contas patrimoniais e contas deresultado. As contas patrimoniais são expressões de bens, direitos e obrigações. As contas de resultado são expressões de receitas e despesas da empresa.

1.2. Demonstrativos Financeiros

Os demonstrativos financeiros utilizados para a análise são essencialmente o Balanço Patrimonial (BP), a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a Mutação do Patrimônio Líquido (MPL), a Demonstração dasOrigens e Aplicações de Recursos (DOAR) e o Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC). Os dois primeiros, o BP e a DRE, são chamados de demonstrativos elementares, uma vez que todas as contas do plano de contas aparecem neles. Os demais são chamados de demonstrativos analíticos, pois são derivados daqueles primeiros e fazem análises mais detalhadas de alguns saldos ou movimentações de contas.

OBalanço Patrimonial é o demonstrativo que apresenta o saldo das contas patrimoniais em uma determinada data. É uma “fotografia” da situação patrimonial num dia. Ele se subdivide em Ativo e Passivo:

* Ativo: Conjunto das contas de bens e direitos, listados em ordem decrescente de liquidez. O ativo se subdivide, então, em duas partes, a saber:
* Ativo Circulante (AC): Bens e direitos decurto prazo, isto é, que se realizarão no prazo de até um ano. Ex.: Caixa, Bancos, Estoques e Contas a Receber.
* Ativo Não Circulante (ANC): Bens e direitos que se realizarão após um ano. Ex.: Direitos a Receber de L/P. Dividido em: Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Ativo imobilizado e ativo Intangível.

* Realizável a Longo Prazo (RLP): Contas representativas dos bens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura e análises das Dfs
  • ANALISE DE ESTRUTURA DF
  • ATPS Estrutura e analise das DF
  • ANALISE DE CONJUNTURA DAS CIDADES DO ENTORNO SUL DO DF
  • Artigo Analise do Grau de Inova o das MPEs de aguas Claras DF
  • UMA ANÁLISE DE UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM (CLOUD COMPUTING) Brasília – DF...
  • Análise decisao ADI 4227/DF
  • df df

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!