amsh fgcn hgmv mbhg

716 palavras 3 páginas
Terapêutica Especial
Cardiovascular

Principais Características do Sistema:
O sistema cardiovascular consiste no coração e de vasos que distribuem o sangue para os tecidos do corpo. Para uma melhor compreensão sobre os efeitos exercidos pelos medicamentos há necessidade de se conhecer seus mecanismos de ação. [1]
A eficiência e o desempenho cardíacos estão intimamente relacionados com o suprimento adequado de oxigênio, consequentemente, com a manutenção do débito cardíaco, que nada mais é que a quantidade de sangue ejetado pelo coração por minuto. Quando há disfunção cardíaca, o coração tenta aumentar o débito cardíaco, pois há maior necessidade de fluxo sanguíneo (SPINOSA et al., 2006).
Os tipos de medicamentos utilizados nas emergências de animais cardíacos são os inotrópicos, vasodilatadores e antiarrítmicos.
A utilização de inotrópicos, vasodilatadores e antiarrítmicos é cada vez mais um marco na terapêutica intensiva nas mais variadas situações clínicas, estando a sua utilização largamente aplicada.
Os glicosídeos digitálicos, como a digoxina, são empregados como agentes inotrópicos positivos, alterando a sensibilidade dos barorreceptores, diminuindo o tônus simpático, aumentando a atividade vagal, melhorando assim a contratilidade do miocárdio normal ou insuficiente (DARKE et al., 2000). É utilizada principalmente no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Sua importância principal está no fato de serem os únicos agentes inotrópicos viáveis para uso prolongado, por via oral, que atuam no coração. Desta forma, são contraindicados em animais com miocardiopatia hipertrófica.
Os medicamentos vasodilatadores podem prevenir o comprometimento progressivo da função miocárdica, oriunda da vasoconstrição, quando há insuficiência cardíaca. Devido ao seu mecanismo de ação, os vasodilatadores são classificados, em: de ação direta venosa ou arteriolar; bloqueadores alfa-adrenérgicos; inibidores da enzima conversora de angiotensina. A

Relacionados