AMPOP trabalho HUGo e louren o

1087 palavras 5 páginas
Introdução O amplificador operacional é um dispositivo em circuitos integrados que tem aplicação em todas áreas da eletrônica. Pode ser usado para obter variação na tensão (amplitude e polaridade), para construção de osciladores, filtros, circuitos de instrumentação entre outros. O nome desse amplificador de ganho elevado surgiu devido a sua larga utilização em computadores analógicos, desde os anos 40. Isso graças a capacidade do Amplificador Operacional (AO) de tratar os sinais (amplificar, atenuar, filtrar, etc). Dessa maneira se tornou elemento fundamental em sistemas analógicos.

Amplificador Operacional Esse componente possui duas entradas e uma saída, que contém um valor múltiplo da diferença entra as duas entradas. O fator A é o ganho do Amplificador Operacional, sendo possível dizer que a relação entre a tensão de entrada diferencial e a saída do dispositivo é dada por: . Para demonstrar a formula informada, deve-se observar o desenho abaixo:

Figura 1: Amplificador Operacional
A partir da definição passada, podemos encontrar V0 no amplificador. Supondo que o ganho seja igual a 100000, em seguida substituindo os valores na equação, obtém-se que V0 = -5V. O valor negativo é devido ao ganho positivo (sempre que o ganho for positivo, a saída será negativa e vice-versa).
A entrada negativa da figura 1, é uma entrada inversora onde um sinal aplicado aparecerá amplificado e com polaridade invertida. A entrada positiva (não inversora), um sinal é aplicado e aparecerá amplificado com a mesma polaridade.
Na figura 1 estão ocultas as realimentações Vcc do amplificador. Nessa configuração o Amp-OP é utilizado sem nenhum componente externo, ou seja, o ganho é estipulado pelo fabricante. Assim, a saída do operacional tende a saturar em valores inferiores a +VCC e −VCC.
Como apresentado na figura 2, é possível realizar realimentação negativa, porém parte do sinal de saída retorna à entrada não inversora, o que pode gerar instabilidade.

Relacionados