Amostra desconhecida

Páginas: 7 (1719 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014



ANNE CAROLINE BELUSSO
CRISLAINE FABIANA BERTOLDI
GUILHERME CADORE







RELATÓRIO LABORATORIAL Nº 03
LEIS DE COMBINAÇÃO QUÍMICA



Trabalho apresentado à disciplina de Química Experimental, do 1º Período do curso de Bacharelado em Química.

Prof. Mauro Vestena




PATO BRANCO – PR
ABRIL / 2011
1. INTRODUÇÃO

A estequiometria baseia-se nas leis de conservação damassa, lei das proporções definidas e na lei de proporções múltiplas.




A estequiometria é de extrema importância no cotidiano, principalmente nas indústrias ou laboratórios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos que será obtida em condições preestabelecidas.


2. REVISÃO LITERÁRIA

2.1 COMBUSTÃOCombustão é uma reação química exotérmica, entre uma substância e um gás, geralmente o oxigênio, para liberar calor. Para que isso ocorra é necessária a união de quatro elementos essenciais que são: o combustível, o comburente, o calor e a reação em cadeia.
Em uma combustão completa, um combustível reage com um comburente, e como resultado se obtém compostos resultantes da união de ambos, além deenergia, sendo que alguns desses compostos são os principais agentes causadores do efeito estufa.

2.2 BALANÇA
Balança é um instrumento que serve pra medir a massa de um corpo, essa é a sua função mais conhecida. O volume de objetos irregulares, como por exemplo, uma pedra, pode ser medida colocando-a em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual o volume do objetoirregular.
Logo, mergulhando duas amostras sólidas de densidades diferentes em uma duas provetas diferentes com mesmo nível de água, podemos concluir que: a amostra de maior densidade desloca menor volume pois, tem mais massa em um pequeno volume.

2.3 CRONÔMETRO
Cronômetro ou contador é um instrumento que mede o intervalo de tempo decorrido desde a sua ativação até o momento em que é desativado,conservando a unidade. Na maioria dos modelos analógicos até centésimos de segundo são marcados e contador por esse aparelho. O cronômetro é muito utilizado em competições esportivas.

2.4 MASSA
A massa está associada a quantidade de matéria presente no corpo, pode ser medido com uma balança facilmente. A sua unidade no Sistema Internacional de Medidas é o quilograma (kg).
Massa é um conceitousado em ciências naturais, para explicar vários fenômenos que se observa na natureza. É frequentemente associado ao peso dos objetos, onde, o peso de um objeto resulta da interação gravitacional entre sua massa e um campo gravitacional. Suas unidades de medida usuais são o quilograma ( kg), o grama (g) e a tonelada (t).
1000g = 1kg = 0,001t

2.5 VOLUME
O volume do gás é medido pelo volume dorecipiente que o contém. As unidades mais usuais são o litro (l), o decímetro cúbico (dm³) e o centímetro cúbico (cm³).

1l = 1 dm³ = 1000cm³ = 1000 ml
E lembre-se de que :
1 m³ = 1000 dm³ = 1000 l


2.6 BALÃO DE ERLENMEYER
O balão de Erlenmeyer é um frasco de vidro ou plástico que leva o nome do químico alemão, Emil Erlenmeyer. Sua utilização é vasta, podendo ser usado para misturas esoluções, mas a sua utilização mais comum é para a titulação, processo que determina a quantidade de uma determinada substância em uma solução.
Apesar de amplamente utilizado, o Erlenmeyer possui limitações, já que não podem ser utilizados para determinar medidas precisas, e sim medidas aproximadas.
A boca estreita é uma vantagem quando o solvente é volátil, impedindo-o de evaporar. Da mesmaforma, em soluções químicas, o bico estreito não permite respingamento, mesmo quando há agitação de seu conteúdo. A agitação, aliás, é uma de suas utilizações, já que facilita algumas reações químicas. Pode ser utilizado tanto em sistema aberto como fechado.
Pode ser aquecido diretamente no Bico de Bunsen, função bastante utilizada em titulações, podendo ser utilizado para a criação de culturas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amostra Desconhecida dos Ânions
  • Determinação da densidade de uma amostra desconhecida
  • Determinação da densidade de uma amostra desconhecida
  • Identificação de amostra desconhecida
  • Teste de identificação de Ânions em amostra desconhecida
  • Teste de identificação de cátions e ânions em amostra desconhecida
  • A desconhecida
  • Amostras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!