amor

Páginas: 2 (487 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
1. Considere o seguinte trecho de Husserl (“Meditações Cartesianas”, Primeira Meditação, §8):
Por consequência, esta universal desvalorização, esta "inibição", esta "expulsão" de todas as atitudesque podemos tomar face ao mundo objetivo - e antes do mais atitudes relativas a: existência, aparência, existência possível, hipotética, provável e outras - ou ainda, como é costume dizer: esta "epochéfenomenológica", este "colocar entre parênteses" do mundo objetivo, não nos colocam face a um puro nada.
Neste trecho, observamos que Husserl esvazia qualquer atitude pré-concebida que podemos terdo mundo. Ao mesmo tempo, paradoxalmente, ele nos diz que não ficamos diante de um nada. Considerando o que ele nos diz neste trecho e o que você estudou no material didático, responda ao seguinte:(3,0 pontos)
a) Por qual razão nossa atitude deve ser esvaziada de qualquer pré-concepção sobre o mundo?
b) Por qual razão não ficamos diante de um nada?
2. Conforme você estudou no nosso materialdidático, o filósofo H.G. Gadamer concebe a compreensão como uma negociação entre um si mesmo e seu parceiro de diálogo, de tal forma que esse processo (hermenêutico) de compreensão pode ser visto como um"vir ao encontro" do objeto em questão. Esse processo implica que o horizonte de compreensão deverá ser partilhado e, portanto, como não se pode negar a história própria de autocompreensão de cadaumas das partes em questão, a compreensão se torna um processo de fusão de horizontes. Com base nesse argumento, explique o seguinte: (3,0 pontos)
a) O significado de "horizonte de compreensão" daforma como é usado por Gadamer.
b) Qual a função do conceito de "horizonte de compreensão" para a proposta hermenêutica de Gadamer?
3. O ponto básico da proposta filosófica do Círculo de Viena era atentativa de desvincular a Filosofia da Ciência de uma filosofia Idealista e irracionalista. A primeira luta que foi travada nesse sentido foi a da compreensão do papel da lógica no pensamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amor
  • O amor
  • amor
  • amor
  • amor
  • Amor
  • Amor
  • amor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!