amor

Páginas: 94 (23319 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013






EDUCAÇÃO E ENSINO EM MARX E ENGELS1






Resumo: A educação e o ensino são determinados pelo modo de produção da vida material. A forma como os homens produzem sua vida material, bem como as relações aí implicadas – quais sejam, as relações de produção e as forças produtivas – são fundamentais para apreender o modo como os homens vivem, pensam e transmitem as ideias e osconhecimentos que têm sobre a vida e sobre a realidade natural e social. Esta é a premissa presente na obra de Marx e Engels que deve orientar aos estudiosos da educação no esforço de situá-la no modo capitalista de produção da existência.

Palavras-chave: Modo de Produção. Educação. MARX, Karl. ENGELS, Friedrich.




Introdução

A tese propriamente dita defendida neste artigo é simples, atémesmo óbvia para o marxismo,

qual seja: que a educação (e o ensino) é determinada, em última instância, pelo modo de

produção da vida material; isto é, pela forma como os homens produzem sua vida material, bem como as relações aí implicadas – quais sejam, as relações de produção e as forças produtivas – são fundamentais para apreender o modo como os homens vivem, pensam e transmitem asidéias e os conhecimentos que têm sobre a vida e sobre a realidade natural e social.

Estou afirmando, portanto, que para o marxismo não faz o menor sentido analisar abstratamente a educação, pois está é uma dimensão da vida dos homens que, tal qual qualquer outro aspecto da vida e do mundo existente, se transforma historicamente, acompanhando e articulando-se às transformações do modo como os homensproduzem a sua existência.
A educação (e nela todo o aparato escolar) não pode ser entendida como uma dimensão estanque e separada da vida social. Como qualquer outro aspecto e dimensão da sociedade, a educação está profundamente inserida no contexto em que surge e se desenvolve, também vivenciando e expressando os movimentos contraditórios que emergem do processo das lutas entre classes efrações de classe.

Como se sabe, Marx e Engels não se preocuparam em analisar especificamente a educação ou o ensino, e muito menos em discutir ou propor uma teoria pedagógica. As observações sobre a educação, o ensino e a qualificação profissional encontram-se esparsas no conjunto da obra. Geralmente, aparecem mescladas às críticas das teorizações e práticas burguesas, como a crítica da economiapolítica e, antes dela, a da filosofia alemã e as das vários matizes de socialismo. Essas anotações também se encontram mescladas ao entendimento sobre as condições de vida e trabalho da classe trabalhadora, como na obra de Engels sobre A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, ou no contexto em que analisavam a situação e exploração da classe trabalhadora sob o modo capitalista de produção,como em O capital de Marx.


1. Burguesia e proletariado: propostas pedagógicas contrárias

O entendimento da educação como um aspecto ou dimensão da vida social que surge e se desenvolve no interior de um modo de produção determinado, leva a também colocá-la nos movimentos contraditórios que emergem do processo das lutas entre classes e frações de classe.

Como as observações de Marx e Engelssobre a educação, ensino e qualificação profissional foram construídas a partir da crítica às teorizações e práticas burguesas – como foi a crítica da economia política e, antes dela, da filosofia alemã e das várias matizes de socialismo – é no contexto do modo capitalista de produção que a problemática em questão deve ser colocada.

Em trabalho anterior, dedicado ao estudo da educaçãoimplementada na rápida experiência da Comuna de Paris, entendida como um movimento revolucionário desencadeado em 1871 pelo proletariado parisiense explicitou o caráter contraditório da implantação da educação pública na França revolucionária (LOMBARDI, 2002). Recorri à imagem do movimento do pêndulo para tentar explicitar o caráter contraditório do movimento histórico e das lutas de classes. Em se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amor
  • O amor
  • amor
  • amor
  • amor
  • Amor
  • Amor
  • amor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!