america latina

Páginas: 5 (1250 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
América Latina
O que é a América Latina ?
A América Latina não é um espaço geográfico ou continente, mas sim uma expressão usada para fazer referência aos países e dependências da América que foram colonizados por países latinos, ou seja, Portugal, Espanha e França. Portanto, são países e dependências que tem como línguas oficiais o português, o espanhol e o francês.
Países da América LatinaAo todo, existem vinte países latino-americanos e duas dependências.
Países:  Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e  Venezuela.
Dependências: Guiana Francesa e Porto Rico.
América Latina e o tráfico de droga
Calcula-se que o narcotráficomovimenta cerca de 500 milhões de dólares por ano. A metade da produção de drogas da América Latina passa pelo Caribe,destinando-se aos Estados Unidos(35%) e a Europa(65%). 
A Colômbia possui um litoral tanto no Atlântico como no Pacífico,o que facilita a conexão das rotas de narcotráfico com os países europeus,africanos,asiáticos e da Oceania. 
Para agilizar a distribuição,porém,existem rotas quepassam por vários países da América do Sul,como Argentina,Brasil,Chile e Venezuela.O Brasil aparece como o mais importante no que diz respeito à quantidade de drogas exportadas para diversas partes do mundo.
Estudo da Comissão Mundial para Políticas Antidrogas mostra que a "guerra às drogas" iniciada há quatro décadas pelo então presidente dos EUA, Richard Nixon, é um fracasso rotundo, contundente eirremediável. Bilhões de dólares e milhares de vidas mais tarde, a produção, o comércio e o uso das drogas ilegais continua crescendo a todo vapor.

O maior mercado consumidor é os Estados Unidos, que consomem anualmente cerca de 165 toneladas de cocaína. A América Latina entra com a produção e os mortos. O artigo a seguir é de Eric Nepomuceno:
Um estudo recente realizado pela Comissão Mundialpara Políticas Antidrogas, que conta com o aval da ONU, chegou a uma conclusão óbvia, mas nem por isso menos eloquente: o que o mundo anda fazendo para combater o uso de drogas ilegais, a tal "guerra às drogas" iniciada há quatro décadas pelo presidente norte-americano Richard Nixon, é um fracasso rotundo, contundente e irremediável. E a razão de terem chegado a essa conclusão é simples: bilhõesde dólares e milhares de vidas mais tarde, a produção, o comércio e o uso das drogas ilegais continua crescendo a todo vapor. Aliás, cresce tanto que hoje em dia cocaína e heroína custam muito menos do que custavam há vinte anos.
Calcula-se que existam no mundo 270 milhões de usuários de drogas. Um Brasil e meio. Uma população 27 vezes maior que a de Portugal, quatro vezes e meia maior que a daFrança, seis vezes maior que a colombiana. Enfim, um número de pessoas que, reunidas, formaria o quarto país mais populoso do mundo.
O maior mercado consumidor é os Estados Unidos, que consomem anualmente, segundo os cálculos mais fiáveis, cerca de 165 toneladas de cocaína. Em segundo lugar, mas avançando rapidamente, vem a Europa, que consome cerca de 124 toneladas anuais. Esses dois mercados sãoabastecidos basicamente pela produção latino-americana de cocaína, mais especificamente da região andina, ou seja, Bolívia, Peru, Colômbia e, em medida quase insignificante, Equador. A maior parte do que chega aos Estados Unidos passa pelo México, onde, aliás, se consome 17 toneladas anuais, deixando o Canadá, com suas 14 toneladas, para trás. 
Para a Europa, outras rotas são mais utilizadas,levando a cocaína latino-americana via África do Sul e, em muito menor medida, através do Brasil.
Para a América Latina, esse mundo de droga produzida e negociada tornou-se um problema que em alguns países ameaça escapar de controle. Sabe-se bem da convulsão enfrentada pelo México, fala-se de como a Colômbia pouco a pouco procura voltar aos eixos, mas pouco ou nada se fala do que acontece nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • América Latina
  • America latina
  • America latina
  • America Látina
  • História da américa
  • America latina
  • America Latina
  • America latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!