America Latina

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 26 de março de 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre os aspectos gerais da América Latina que compreende mais de 20 países. Todos são ex-colônias de potências européias de idiomas latinos e falam espanhol, português ou francês. Países colonizados por Holanda e Inglaterra caso de Guiana, Belize e Suriname não são considerados latinos. Nos Estados Unidos da América,entretanto, usa-se a expressão América Latina para designar todos os países centro e sul-americanos, sem distinção do idioma falado.



















América Latina
A América Latina (em espanhol América Latina ou Latinoamérica, em francês Amérique Latine) é uma região da América que engloba os países onde são faladas, primordialmente,línguas românicas (derivadas do latim) - no caso, o espanhol, o português e o francês. A América Latina tem uma área aproximada de 21 069 501 km², cerca de 3,9 por cento da superfície da Terra, ou cerca de 14,1 por cento da sua superfície terrestre.3 Em 2008, a sua população estava estimada em mais de 569 milhões de habitantes.
A América Latina compreende a quase totalidade da América do Sul e CentralContinental: as exceções são os países sul-americanos Guiana e Suriname e o centro-americano Belize, que são países de línguas germânicas. Também engloba alguns países da América Central Insular (países compostos de ilhas e arquipélagos banhados pelo Mar do Caribe), como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas o México é considerado como parte da América Latina.
Ospaíses americanos restantes tiveram colonização majoritariamente de cultura anglo-saxônica ou neerlandesa. Vale ressaltar que Québec, que é de colonização francesa (portanto, latina), não é um país, mas uma província do Canadá , e que os estados do sudoeste dos Estados Unidos tiveram colonização espanhola . Do mesmo modo, o estado da Luisiana teve colonização francesa.
A América Latina engloba20países:
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Vale realçar que, na América, existem vários territórios que não são independentes e que, portanto, não podem ser considerados países, embora sejam latinos (como o Québec, vários estadosmeridionais dos Estados Unidos, a Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Porto Rico, São Martinho Francês e São Pedro e Miquelão.).
A expressão "América Latina" foi utilizada pela primeira vez em 1856 pelo filósofo chileno Francisco Bilbao e, no mesmo ano, pelo escritor colombiano José María Torres Caicedo; e aproveitada pelo imperador francês Napoleão III durante sua invasão francesa no México como formade incluir a França — e excluir os anglo-saxões — entre os países com influência na América, citando também a Indochina como área de expansão da França na segunda metade do século XIX. Deve-se também observar que na mesma época foi criado o conceito de Europa Latina, que englobaria as regiões de predomínio de línguas românicas. Pesquisas sobre a origem da expressão conduzem, ainda, a MichelChevalier, que mencionou o termo "América Latina" em 1836, durante missão diplomática feita aos Estados Unidos e ao México.
Nos Estados Unidos, o termo não foi usado até o final do século XIX tornando-se comum para designar a região ao sul daquele país já no início do século XX.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, a criação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe consolidou o usoda expressão como sinônimo dos países menos desenvolvidos dos continentes americanos, e tem, em consequência, um significado mais próximo da economia e dos assuntos sociais.
Convém observar que a Organização das Nações Unidas reconhece a existência de dois continentes: América do Sul e América do Norte, sendo que esta última se subdivide em Caribe, América Central e América do Norte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • América Latina
  • America latina
  • America latina
  • America Látina
  • História da américa
  • America latina
  • America latina
  • América Latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!