America Latina e Africa

Páginas: 6 (1298 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
SENAI / SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: Geogafia
DICENTE: Andriele do Nascimento
DATA: 21/10/2013
TURMA: 2º B
http://www.coladaweb.com/geografia/continentes/america-latina-e-seus-componentes

América Latina e África


A colonização da América Latina foi diferente da Que se deu na América Anglo-saxônica, isto é, nos Estados Unidos e noCanadá. Nestes dois países prevaleceu o que chamamos de colônias de povoamento, ao passo que na América Latina predominaram as colônias de exploração.
Nas colônias de povoamento, que eram em número bem menor que as de exploração o objetivo era outro. Nesse caso, os colonizadores vinham para as novas terras, não para as novas terras não para se enriquecer e voltar para a metrópole, mas sim para em buscade uma nova pátria, de um novo lugar para moradia permanente.
As colônias de exploração, o que ocorreu com a África também, ocorriam de forma espontânea conforme as riquezas que interessava os colonizadores garantia algum ganho econômico. As pessoas vinham da Europa com a ideia de explorar uma atividade econômica. Quando essa atividade terminasse elas mudavam para outras regiões. Era umpovoamento temporário. Assim, nas colônias de exploração a acumulação de riquezas estava vinculada a ideia de enriquecimento rápido na colônia para gastar na Europa, satisfazendo os interesses dos países europeus. A produção era realizada em grandes propriedades de terra, cultivando um único produto (monocultura), utilizando trabalho escravo. Assim, os colonizadores dependiam das trocas comerciais nospaíses europeus, pelo fato que era proibido o comércio da colônia, dificultando o desenvolvimento. Portanto, a função das colônias, era a de fornecer abaixo do preço produtos minerais ou gêneros agrícolas. Como se tratava de produzir bens primários, isto é, produtos como o açúcar,ouro, prata, diamante, madeira, etc.- a baixíssimos custos o trabalho utilizado era aquele que recebia pouco e trabalhavabastante – Assim, escravizaram o indígena e, especialmente, e negro africano, para serem usados como mão de obra barata.
Essas diferenças entre as colônias de exploração e de povoamento não são os únicos fatores responsáveis pelo desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países nos dias atuais, mas influenciaram decisivamente.
Como o África passou por um processo de exploração, apresenta umaeconomia primária de exportação, por influência do colonizador europeu. Interessava aos colonizadores europeus transformar a África em um continente fornecedor de matérias-primas e fontes de energia para abastecer o mercado europeu. Toda a infraestrutura de produção e transportes no continente foi criada para atender a esse objetivo. Assim, notamos que as rodovias e ferrovias concentram-se juntoao litoral, ligando áres produtoras com portos exportadores. A rede de transporte da África é precária e as ligações interiores são quase inexistentes. Somente a África do Sul apresenta uma rede de transportes melhor estruturada. A maioria dos rios não é navegável por longas extensões devido ao relovo planáltico.
Na América Latina ja á o contrário, recentemente foram realizadas mudançassignificativas na agricultura latina que promoveram alterações profundas no espaço e na economia. As mudanças ocorreram em decorrência da inserção de máquinas, tecnologias, implementos, insumos agrícolas (herbicidas, fertilizantes, inseticidas entre outros) e técnicas de manejo, que resultou no aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros.
A pecuária ocupa hoje um lugar de destaque,atividade praticada de forma semi-intensiva, são criadas raças bovinas europeias em regiões de clima frio e a raça zebu em áreas de clima tropical.
Outra atividade econômica bastante difundida em praticamente todos os países da América Latina é o extrativismo e a mineração. Existe um grande fluxo comercial desenvolvido internamente entre os componentes latinos, uma vez que há uma dependência em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • América latina e África
  • África Subsaariana e América Latina
  • Industrialização tardia i, ásia, américa latina e áfrica
  • A industrialização tardia i: ásia, américa latina e áfrica.
  • Industrialização tardia
  • Industrialização tardia; Asia Africa e América Latina
  • América Latina
  • América Latina

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!