Amelogenese

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Amelogenese
"Esmalte é o tecido de origem ectodérmica que recobre a coroa do dente. É formado pelo órgão dental. Na etapa que precede a formação dos tecidos duros (dentina e esmalte), o órgão do esmalte originado do epitélio estratificado oral primitivo, consiste de quatro camadas: o epitélio externo do órgão dental, o retículo estrelado, o estrato intermediário e o epitélio interno do órgãodental (camada ameloblástica). As diferentes camadas epiteliais do órgão dental são denominadas de acordo com sua morfologia, função ou localização.
Orgao Dental
Epitélio Dental Externo: Pouco antes da formação das estruturas duras, essa única camada de células cubóides (epitélio externo) apresenta-se de forma irregular, não se distinguindo facilmente do retículo estrelado. Imediatamente antes deiniciar a formação de esmalte, as células do epitélio externo desenvolvem vilosidades e os capilares do tecido conjuntivo que envolve o órgão dental proliferam e invadem estas vilosidades, promovendo um suprimento nutritivo abundante para o epitélio interno do órgão dental.
Retículo Estrelado: Essas células possuem longos prolongamentos unidos por desmossomos entre si e com as células do epitélioexterno do esmalte e o estrato intermediário. A grande quantidade de substância intercelular torna-o resistente, elástico, atuando como um provável amortecedor contra as forças físicas.
Estrato Intermediário: As células desse extrato estão situadas entre as células do retículo estrelado e as do epitélio interno e estão dispostas em uma a três camadas. Estão unidas por desmossomos entre si, e comas células contíguas do retículo estrelado e do epitélio interno do esmalte. Estas células são caracterizadas pela alta atividade de uma enzima: a fosfatase alcalina – que é de importância fundamental para a mineralização da matriz orgânica. Assim, as células do estrato intermediário juntamente com as do epitélio interno devem ser consideradas como uma unidade funcional responsável pelaformação do esmalte.
Epitélio Interno: Essas células, antes de começar a formação do esmalte, no estágio de campânula sofrem modificações quanto a forma: de células cúbicas (epitélio de revestimento) assumem a forma cilíndrica e se diferenciam em ameloblastos (epitélio secretor) que produzem a matriz do esmalte
Processo de formação envolve 3 estagios, secreção de matriz, maturação, deposição demaior quantidade de sais e perda da porosidade
Secreção da matriz: é o estágio formativo executado pelos ameloblastos. A secreção da matriz orgânica ocorre numa proporção diária de 0,023 mm/dia. Essa matriz sofre mineralização de imediato com cerca de 65% de água, 20% de material orgânico (amelogenina e enamelina) e 15% de material inorgânico (cristais de hidroxiapatita). Essa secreção continuaaté quase a deposição de sua espessura total. Os cristais depositados nessa matriz são placas de hidroxiapatita finas e alongadas. A matriz passa então ao segundo estágio.
Maturação: consiste no crescimentos dos cristais minerais e perda de proteína e água. A maturação inicia-se no centro de crescimento praticamente ao mesmo tempo que o esmalte atingiu sua espessura máxima. A maturação prossegue naproporção de 0,04 a 0,05 mm/dia, portanto muito mais rápida que a secreção da matriz. Nesse estágio há remoção do material protéico onde se retira toda a amelogenina restando apenas a enamelina e parte da água também é perdida tornando o esmalte mineralizado mas ainda bastante poroso.
Adição de mais minerais à matriz e perda da porosidade, após a erupção, quando o dente está na cavidade bucal, oesmalte continua incorporando minerais obtidos da saliva, permitindo o crescimento dos cristais e consequentemente perda da porosidade.
4.Fisiologia da amelogênese

As células do epitélio dental interno, durante sua diferenciação, passam pelas seguintes etapas:
Fase de células indiferenciadas ou etapa morfogenética: antes da completa diferenciação dos ameloblastos, ocorre uma interação com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amelogenese
  • Amelogenese
  • Amelogenese
  • Amelogenese imperfeita
  • Amelogenese imperfeita
  • Amelogenese imperfeita
  • AMELOGÊNESE E DENTINOGÊNESE
  • amelogenese imperfeita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!