amebas de vida livre

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014





PARASITOLOGIA
AMEBAS DE VIDA LIVRE



Priscilla Martins Dos Santos
2º semestre de Medicina




Belo Horizonte
2014
AMEBAS DE VIDA LIVRE
As amebas de vida livre são facultativas ou oportunista, no entanto pertencem a duas famílias, as Acanthamoebidae e Schizopyrenidae e se subdividem em 3 gêneros principais: Acanthamoeba, Naegleria e Balamuthia. Elas podem formar um grupode protozoários de ampla dispersão ambiental, sendo encontradas facilmente no solo e em ambientes de água doce e quando o ser humano entra em contato com esta água, elas passam a se expressar como parasitas, causando algumas patogenias. Além disso podem se apresentar na forma de trofozoítos que são ativas e alimentam-se de bactérias, em forma de cistos que são encontrados no solo seco ou até mesmoem forma de flagelo.  O desencistamento ocorre quando os cistos entram em ambiente úmido. Principalmente em presença de outras bactérias.  As formas flageladas são bem ativas na água em seus movimentos e ao entrarem em contato com a mucosa nasal transformam-se em trofozoítos ativos, via epitélio neuroolfativo atingem o cérebro, onde se disseminam por via sanguínea. A infecção por Naegleria ocorreatravés da entrada de água contaminada nas vias nasais, com maior freqüência ao mergulhar ou nadar em águas doces com deficiência no saneamento básico. A infecção por  Acanthamoeba ocorre através de lesão na pele. Águas de parques aquáticos, spas, piscinas e similares estão implicadas nessas infecções. Não foi observada transmissão pessoa-a-pessoa.
Atualmente, sabe-se que amebas de vida livrepodem causar meningocefalite, encefalite granulomatosa e ceratite.
Meningoncefalite amebiana primária: tem como agente etiológico Naegleria fowleri. É uma doença de evolução clínica rápida e fatal, que ocorre principalmente em crianças pu jovens sadios. A principal porta de entrada encontrada por este parasita é a cavidade nasal, por asporação de água contaminada ou inalação de poeira contendocistos amebianos.
Encefalite amebiana granulomatosa: é uma doença de curso clínico prolongado, causada por várias espécies de amebas do gênero Acantahamoeba.
Ceratite por Acanthamoeba: é uma infecção crônica da córnea, causada por várias espécies de Acanthamoeba, sendo mais frequente entre usuários de lentes de contato, onde as lesões oculares ocorrem devido a micro traumatismos decorrentes do maluso de lentes de contato.
Nos casos de meningoencefalite em humanos podem apresentar na forma aguda e crônica. Os casos agudos tem como agente etiológico o Naegleria fowleri, causando uma lesão hemorrágica e necrótica atingindo a base do lobo frontal e cérebro. Está comumente relacionada com banhistas jovens. Os casos crônicos tem sido associados à Acanthamoeba sp que causa uma encefaliteamebiana granulomatosa em pacientes debilitados e imunodeprimidos. A prevenção da encefalite amebiana só pode ser feita não nadando em lagoas, piscinas e rios passíveis de contaminação.
Já a encefalite é considerada uma infecção oportunista, que ocorre principalmente em indivíduos debilitados, alcoólatras, doentes crônicos, pessoas submetidas a tratamento com drogas imunossupressoras e pacientesimunocomprometidos. A porta de entrada da ameba pode tanto ser o trato respiratório quanto úlceras de pele. A via de invasão do sistema nervoso central parece ser a hematogênica, embora possa ocorrer também por meio do epitélio neuro-olfativo.
Apesar de serem apresentados poucos fatores que condicionam a ocorrência de infecção e doença. Para Page (1976), é evidente que muitas cepas não são patogE^nicas,ou muitas pessoas não são necessárias para que ocorram as alterações patogênicas.
Ainda não existem evidências claras que podem afirmar que a ingestão desses protozoários possam causar a doença.
No Brasil, apesar de já terem sido descritos casos de doença humana, poucos são os relatos da presença de amebas de vida livre no ambiente. Outro aspecto importante é a possibilidade de associação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amebas de vida livre
  • Amebas de vida livre
  • Amebas oportunistas de vida livre
  • A vida da ameba
  • Tmp 5169 Amebas De Vida Livre Com Potencial Patogenico Vers O Final Corrigida 1207026292
  • Amebas
  • amebas
  • amebas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!