relacionamento prosopopeio estatistico amparamento médico legal fisiologista

1120 palavras 5 páginas
2. Fornos Elétricos
O processo de fabricação de aço através do Forno Elétrico tem apresentado grande evolução, exigindo do fabricante de refratários o desenvolvimento de novos produtos, equipamentos e serviços que atendam a estas necessidades operacionais.
As novas tecnologias desenvolvidas incluem:
• Uso de lanças fixas e aumento do input de energia fóssil;
• Intensificação da prática de escória espumante;
• Altas potências;
• Adição de ferro gusa líquido na carga;
• Injeção de gás pela sola;
• Busca constante de aumento de disponibilidade do equipamento e redução de consumo de energia.

3. Processo de Bessemer
O processo de Bessemer foi o primeiro processo industrial de baixo custo para a produção em massa de aço a partir de gusa fundido. O processo foi nomeado em homenagem ao seu inventor, Henry Bessemer, que registrou uma patente do mesmo em 1855. O processo é um avanço de uma prática conhecida na China desde 200 d.C. O princípio desse processo é a remoção de impurezas do ferro pela oxidação com ar soprado através do ferro fundido. A oxidação inclusive aumenta a temperatura da massa de ferro e a mantém em estado fundido.
3.1 Conversor Bessemer
O processo é conduzido em um recipiente grande de aço de formato ovoide, revestido com argila ou dolomita, e é chamado de conversor Bessemer. A capacidade de um conversor vai de 8 a 30 toneladas de ferro fundido, sendo a carga típica de cerca de 15 toneladas. No topo do conversor existe uma abertura, geralmente inclinada para o lado relativo ao corpo do recipiente, pelo qual o ferro é introduzido e o produto final, removido. O fundo do conversor é cheio de perfurações, chamadas de tuyeres, pelas quais o ar é forçado para dentro do conversor. O conversor é pilotado por munhões, de forma a poder ser rotacionado para receber a carga, girado à posição normal durante a conversão e rotacionado novamente para descarregar o aço fundido ao final do processo. O processo de oxidação remove impurezas tais como silício,

Relacionados