Ambientes deserticos

Páginas: 12 (2778 palavras) Publicado: 4 de julho de 2014
1 INTRODUÇÃO

O termo ambiente pode ser utilizado no sentido mais amplo, não somente no estudo das rochas sedimentares, mas também no de rochas metamórficas e ígneas.
Os parâmetros físicos de um ambiente de sedimentação compreendem a velocidade, a direção e a variação do vento, da onda ou da água corrente. Incluem também o clima dentro do ambiente, definido em função de variáveis como atemperatura, a pluviosidade e a umidade, etc.
Os parâmetros químicos de um ambiente abrangem a composição da água nos ambientes subaquáticos e a geoquímica das rochas nas áreas de influência de um ambiente continental.
Em síntese os ambientes de sedimentação podem ser definidos como áreas da superfície terrestre com propriedades físicas, químicas e biológicas bem definidas e diferentes de áreasadjacentes.


2 GENERALIDADES

Os ambientes desérticos são regiões onde a taxa de evaporação excede a taxa de precipitação pluviométrica, sendo o vento o agente geológico de maior importância nos processos de erosão e deposição.
Esse ambiente é representado por uma região desprovida ou com vegetação muito rarefeita e pobre, que impede a fixação de qualquer fauna mais importante. Em geral, a taxade evaporação potencial excede a taxa de precipitação pluvial e, consequentemente, o vento constitui um dos agentes geológicos mais efetivos nos processos de erosão e sedimentação. No ambiente desértico, predomina intemperismo físico das rochas, mas nem sempre o ambiente desértico é sinônimo de sedimentação eólica como sói comumente acontecer, pois muitos desertos são até essencialmentepedregosos.


Figura 1 - Modelo deposicional hipotético de ambiente desértico, mostrando a distribuição espacial de vários subambientes, onde se percebe a dominação de processos eólicos (dunas e lençóis arenosos eólicos), modificado.

Apesar de haver várias nomenclaturas, são reconhecido três tipos de desertos: Desertos polares ou frios, deserto quente, de ventos alísios ou subtropicais e desertocosteiro ou litorâneo.
Desertos polares são áreas com precipitação anual inferior a 250 mm e uma temperatura média no mês mais quente do ano inferior a 10 °C. Os desertos polares do planeta cobrem quase cinco milhões de km² e são principalmente leitos de rocha ou planícies de cascalho. Dunas de areia não são típicas destes desertos, porém dunas de neve comumente ocorrem em áreas onde a precipitaçãolocal é mais abundante. As mudanças de temperatura em desertos polares frequentemente ultrapassam o ponto de congelamento da água. Esta alternância gelo-degelo deixa marcas características no solo, que chegam a 5 metros de diâmetro.
Os ventos alísios ocorrem em duas faixas do globo divididas pela linha do Equador, e se formam pelo aquecimento do ar junto à região equatorial. Estes ventos secosdissipam a cobertura de nuvens, permitindo que mais luz do Sol aqueça o solo. A maioria dos grandes desertos da Terra está em regiões cruzadas por ventos alísios. O maior deserto do nosso planeta, o Saara, no norte da África, que já experimentou temperaturas de 58 °C é um deserto de ventos contra-alísios.
Desertos costeiros geralmente se localizam nas bordas ocidentais de continentes próximas aosTrópicos de Câncer e de Capricórnio. Eles são afetados por correntes oceânicas costeiras frias, que correm paralelamente à costa. Devido aos sistemas de ventos locais dominarem os ventos alísios, estes desertos são menos estáveis que os de outros tipos. No inverno, nevoeiros, produzidos por correntes frias ascendentes, frequentemente cobrem os desertos costeiros com um manto branco que bloqueia aradiação solar. Os desertos costeiros são relativamente complexos, pois eles são o produto de sistemas terrestres, oceânicos e atmosféricos. Um deserto costeiro, o Atacama, é o mais seco da Terra. Nele, uma chuva possível de ser medida - isto é, de um milímetro ou mais - pode ocorrer uma vez a cada cinco ou até a cada vinte anos. Dunas em forma de lua crescente são comuns desertos costeiros, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • biomas deserticos
  • Clima Desértico
  • Clima Desertico
  • Bioma de clima desértico
  • Pradarias e clima desértico
  • Clima Desértico e Mediterrâneo
  • Clima desértico e semi árido
  • Edificaçoes em Clima Desertico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!