Ambiencia Aves

Páginas: 22 (5406 palavras) Publicado: 14 de março de 2015
1. RELAÇÃO AVE x AMBIENTE
1.1 A ave e o ambiente
A ave de postura exige do meio em que habita, condições precisas de ambiente, tais como temperatura, umidade, pressão, luminosidade, nível sonoro, conteúdo de oxigênio, anidrido carbônico e nitrogênio. Cada individuo tem específicos poderes de adaptação que lhe permitem (ate certo limite de adversidade), sobreviver quando alguma daquelas variáveisse modifica; estes parâmetros dependem de diversos fatores, tais como a aclimatação da ave, idade e sexo, mas para que não ocorra prejuízos no seu desempenho, sempre é possível estabelecer limites ótimos dentro dos quais a espécie se desenvolve em sua plenitude.
Dentre os fatores ambientais, os térmicos, representados por temperatura, umidade, radiação térmica e movimentação do ar, são aquelesque afetam mais diretamente a ave, pois comprometem sua função vital mais importante que é a manutenção da própria homeotermia.
Assim, as aves necessitam manter a temperatura interna do corpo em níveis relativamente constantes, em ambientes cujas condições termohigrométricas são as mais variáveis, através de mecanismos orgânicos de controle representados por severas compensações fisiológicas. Estesajustes são feitos em detrimento da produção destes animais que, ao invés de empregar os nutrientes para a síntese, os utilizam para produzir ou dissipar calor. Quando não ocorre nenhum desperdício de energia, seja para compensar o frio, ou para acionar seu sistema de refrigeração em combate ao excesso de calor do ambiente, diz-se que a ave está em condições de conforto e, consequentemente, deprodutividade máxima; fora da zona de conforto ocorre decréscimo de desempenho produtiva, reprodutiva e resistência do organismo, sendo que extremos num e noutro sentido podem vir a ser letais.
Desta forma, se o conforto térmico não é atingido e a ave é exposta ao estresse calórico, situação muito frequente em boa parte do ano, especialmente no verão brasileiro, ocorrerá uma queda no consumo de ração, no ganho de peso, além de levar a piores valores de conversão alimentar e maior mortalidade. Especificamente no caso de aves de postura e reprodutoras, ocorrerá uma redução na espessura da casca, número, peso e volume dos ovos; em consequência haverá uma queda na taxa de incubação, no peso dos pintos e na taxa de fertilidade tanto de machos quanto de fêmeas. O problema se agrava a medida que aave se desenvolve, pois existe uma correlação negativa da dissipação de calor com o peso corporal.
Considerando-se que o Brasil encontra-se localizado até a latitude de 30º sul, ou seja, na faixa mais quente do planeta, verifica-se que este País inspira uma situação de maior cuidado com o estresse por calor do que propriamente por frio, (embora deva-se também contemplar as prerrogativasnecessárias ao conforto térmico no inverno e nas fases iniciais da vida da ave). Caso não se atente para este fato ao se planejar uma instalação avícola, fatalmente ocorrerá uma situação de desconforto térmico por calor, que comprometerá substancialmente o desempenho das aves.
Aliado a isto, verifica-se no Brasil, especialmente, que a criação de aves de postura, ocorre quase que maciçamente em instalaçõesabertas, sem ambiente controlado, sendo que, por razões econômicas de curto prazo ou mesmo desconhecimento, muito pouca observância se tem dado às fases de planejamento e concepção arquitetônica, compatíveis com a realidade climática de cada região. Ou seja: basicamente não tem sido dada nenhuma atenção ao acondicionamento térmico natural, que é a técnica que baliza os procedimentos construtivospara que os espaços habitados apresentem as condições térmicas exigidas pelo animal, utilizando os meios naturais, como a ventilação, o paisagismo circundante, os materiais de construção e a concepção arquitetônica e espacial.
Baseados no exposto, torna-se fundamentalmente importante planejar as instalações para aves de postura face as variações climáticas regionais. Inicialmente, é necessário que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aves poedeiras: bem estar e ambiência
  • Ambiencia
  • ambiencia
  • Ambiência
  • Aves
  • Aves
  • Aves
  • aves

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!