amazonia

Páginas: 2 (317 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
A Fronteira agrícola Amazônica é uma área de ocupação e extensão de atividades ligadas à agropecuária na Amazônia legal brasileira. A fronteira abrange áreas do norte, nordeste ecentro-oestebrasileiro. No meio acadêmico pode ser conhecida como Arco do Desflorestamento, em função da intensa atividade predatória existente na fronteira.
Embora sua característica fortemente econômica, afronteirainfluenciou os mais diversos fatores sociais, demográficos, políticos e até mesmo culturais
O processo de expansão da soja na Amazônia tem sido parte integrante da dinâmica de territorializaçãodegrandes corporações do agronegócio que dominam os circuitos mercantil-financeiros do complexo agroindustrial brasileiro. Assim sendo, produtores e lugares se inserem na ordem territorialdascorporações, alterando o ecossistema, modos de vida, em favor de um imaginário desenvolvimentista.
A dinâmica territorial promovida pela expansão da fronteira da soja na Amazônia constitui processo deapropriaçãoprivada de enormes chapadas, campos abertos e de matas, de modo a inserir lugares às redes de modernização agrícola de conexões globais vinculadas às práticas das corporações do agronegócio.Assimsendo, a força da grande empresa traz como conseqüência um recorte vertical do território amazônico com repercussões no cotidiano das populações locais. Os territórios preexistentes sãodesorganizados ereorganizados em seus usos, a fim de atender a lógica dos circuitos mercantis, produtivos e financeiros em escala planetária.
Na Amazônia, a dimensão espaço-temporal da fronteira agrícolatem sidomuito estudada, nas últimas décadas. Todavia, o avanço da soja adiciona maior complexidade: potencializa o desmatamento e a velocidade das mudanças no uso do território, empurrando afronteira dapecuária e grupos sociais para áreas marginalizadas pelo grande capital.
Tal cenário remete à necessidade de (re)descobrir as forças confrontantes, as corporações, e suas estratégias,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amazonia
  • Eu e a Amazônia
  • amazonia
  • Amazonia
  • AMAZONIA
  • Amazonia
  • amazonia
  • amazonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!