amazonia

Páginas: 6 (1285 palavras) Publicado: 18 de junho de 2013
VEGETAÇAO DA AMAZONIA


A vegetação da Floresta Amazônica é muito grande, e não se sabe quantas árvores se abrigam na extensão da grande floresta. O desmatamento da floresta é muito preocupante para o Brasil.
Na floresta amazônica existem muitos tipos de vegetação. Existe a vegetação que fica dentro dos rios, que se chamam matas de igapós, a vegetação das várzeas e de terra firme.
AAmazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total desflorestada corresponde a mais de 350 mil Km quadrados, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30mil por dia e 8 milhões por ano. Com isso, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desaparecem da Amazônia. 
Em 1988, começou uma discussãointernacional a respeito da Amazônia, o  equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da terra.
A floresta Amazônia possui grande quantidade de árvores altas.
O angelim-pedra pode alcançar até 60 metros de altura. É uma das maiores árvores da floresta amazônica. Cresce geralmente em terra firme e várzeas altas nos estados doAmazonas,Pará e  Acre.
As florestas não inundadas, ( de terra firme) são bastantes férteis.Porém a maior parte da vegetação é facilmente lavada por erosão. Após desmatada a terra  fica improdutiva depois de poucos anos.
A floresta amazônica é uma típica floresta pluvial ( pois tem muita água).
O cacaueiro é uma das árvores tropicais mais cultivadas por suas sementes que são matéria-prima para aprodução do chocolate.



HIDROGRAFIA


Os rios amazônicos diferem quanto à qualidade de suas águas e sua geomorfologia. Os principais rios, baseando-se na coloração de suas águas são:

  •De água preta: Negro
  •De água clara: Tapajós
  •De água barrenta: Solimões e Amazonas


Os rios de água preta apresentam esta coloração devido à presença de ácidos húmicos e fúlvicos resultantes dadecomposição incompleta do húmus do solo. Já os rios de água clara têm suas cabeceiras nos escudos cristalinos pré-cambrianos. Drenam solos muito intemperizados e suas águas não são tão ácidas; a carga de material em suspensão é pequena tornando suas águas claras. Os rios barrentos originam-se em regiões montanhosas (Cordilheira dos Andes) carregando elevadas quantidades de material em suspensão,garantindo uma coloração amarronzada.


Rios que fazem parte da hidrografia da Amazônia:

Rio Araguaia

Rio Nhamundá

Rio Negro

Rio Solimões


Rio Tapajós

Rio Tocantins

Rio Trombetas.

Rio Xingu


Rio Amazonas







CLIMA NA AMAZONIA


Há predomínio de temperaturas médias anuais entre 22 e 28ºC. Há uniformidade térmica e, normalmente, não se percebe a presença devariações estacionais no decorrer do ano. O total de chuvas varia de 1.400 a 3.500 mm por ano. O clima é distribuído de maneira a caracterizar duas épocas distintas: a seca e a chuvosa.

O clima é equatorial úmido e sub-úmido, controlado pela ação dos alísios e baixas pressões equatoriais (doldrums) e pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical. Na Amazônia Ocidental, o clima sofre ainterferência da massa equatorial continental (mEc); na Amazônia Oriental, região do médio e baixo Amazonas e litoral, o clima sofre interferência da massa equatorial marítima (mEm) e da ZCIT. A massa polar atlântica (mPa) atua no interior da Amazônia, percorrendo o território nacional no sentido S - NW através da depressão do Paraguai, canalizando o ar frio e provocando queda da temperatura. O fenômenoé conhecido como "friagem". Predomina o clima equatorial, com pluviosidade média anual de 2.500 mm e temperatura média anual de 24 ºC.


RELEVO

A estrutura geológica presente na região da Floresta Amazônica é oriunda de fenômenos geológicos ocorridos ao longo de milhões de anos que consolidou a formação de depressões e planícies, que são características predominantes em praticamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amazonia
  • Eu e a Amazônia
  • Amazonia
  • AMAZONIA
  • amazonia
  • Amazonia
  • amazonia
  • amazonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!