Amadora

Páginas: 13 (3227 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Concelho da Amadora

Índice

Índice 2
Introdução 3
Amadora 4
Município da Amadora 6
Ambiente 7
Habitação e Requalificação Urbana 9
Intervenção Social 9
Bairros na Amadora 10
É impossível acabar com as barracas no Concelho 11
Localização de Automóveis 15
Conclusão 17
Webgrafia 18

Introdução

Este trabalho foi realizado a pedido do Professor da disciplina Área de Integração.Tem como por objetivo fazer um estudo sobre o Concelho da Amadora, em relação aos seus meios envolventes, mais especificamente, sociais, ambientais e económicos.

Amadora
Criado em 11 de Setembro de 1979, o Município da Amadora estende-se por uma área de 23,79Km2, onde vivem 175 136 habitantes, segundo os dados definitivos dos Censos de 2011.
Este Município foi o primeiro a ser criado após o25 de Abril de 1974, deixando de ser nessa data uma freguesia do Concelho de Oeiras.
O Município da Amadora inscreve-se na área geográfica da AMLN (Área Metropolitana de Lisboa Norte), fazendo fronteira terrestre com os Municípios de Lisboa, Odivelas, Sintra e Oeiras.
O Município da Amadora, faz fronteira com os Municípios de Lisboa, Odivelas, Sintra e Oeiras e é constituído por 11 freguesias:Alfragide, Alfornelos, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira, Venda-nova, Mina, Reboleira, Casal de São Brás e Venteira.

Alfornelos: Encontra-se geograficamente localizada no limite do Concelho da Amadora, confluindo com os Concelhos de Lisboa e Odivelas. Resultado da cisão do território com a Freguesia da Brandoa, apesar de só ter 85,1 ha, esta Freguesia tem um impressionante parque habitacional.Os serviços, a restauração e a construção civil são as suas principais atividades económicas.
Alfragide: Esta Freguesia tem um conjunto diversificado de atividades económicas: Indústria, comércio e serviços, englobando a área da Estrada Nacional (E.N) 117 no Município. Com 133,1 ha, no seu território existem vestígios de povoamento bastante antigos.
Brandoa: Esta Freguesia nasceu aquando dacriação do Município e tem 220 ha de área. As suas actividades económicas centram-se particularmente no comércio e serviços.
Buraca: Situa-se na zona sul do concelho da Amadora e tem uma longa fronteira com Lisboa. Com uma área de 163,4 ha, tem um conjunto variado de atividades económicas, repartidas sobretudo pelo comércio e serviços.
Damaia: Com uma área de 141 ha, as principais atividadeseconómicas desta Freguesia estão relacionados com o comércio e serviços.
Falagueira: Ocupando uma área de 146,8 ha, esta Freguesia resultou da cisão do território com a Freguesia da Venda Nova. As suas atividades económicas são: Industria, comércio e serviços.
Mina: É constituída por duas zonas distintas: uma zona urbanizada que constitui, conjuntamente com a Freguesia da Venteira, o centro urbano daAmadora, e outra onde se localizada o antigo núcleo rural de Carenque. Com uma área de 283,2 ha, as atividades económicas predominantes são o comércio e os serviços.
Reboleira: Com uma área de 75,2 ha, esta Freguesia é dominada pelo setor terciário: comércio e serviços.
Casal de São Brás: É uma das Freguesias mais recentes do Município da Amadora, e tem uma área de 518,8 ha. As atividadespredominantes são o comércio e os serviços.
Venda Nova: Com uma área de 120 ha, tem como atividades económicas a indústria, o comércio e os serviços, sendo uma das áreas mais desenvolvidas do Município.
Venteira: Localizada num dos extremos do Município, a Freguesia da Venteira constitui, a par da Freguesia da Mina, o centro urbano da Amadora. Tem uma área de 491,7 ha e as suas principais atividadeseconómicas são o comércio e os serviços.

Município da Amadora

A 11 de Setembro de 1979 foi finalmente criado o Município da Amadora, e sete dias mais tarde, a Cidade da Amadora. A Amadora passou por um processo de autonomização em relação à Capital, que culminou na criação gradual de uma vida própria. Atualmente, o Município encontra-se dotado de diversos equipamentos culturais, desportivos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amadora
  • Glifosato para jardinagem amadora
  • Usia- universidade senior da amadora
  • Campanha publicitária amadora fotografia
  • Clinic Internacional Amadora
  • Consumo máximo de oxigênio de futebolistas juvenis de uma equipe amadora
  • COMPARAÇÃO E ANÁLISE TRADUTÓRIA DE LEGENDAS PROFISSIONAIS E AMADORAS PARA O SERIADO DOCTOR WHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!