ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE

Páginas: 23 (5666 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE

Leila Sandra Araújo Aquino1

RESUMO

A aprendizagem é o ato ou efeito de tomar conhecimento, de tornar-se capaz de algo, graças a estudos, observação e experiências. Na busca de uma aprendizagem capaz de corresponder às expectativas de pais e professores e de uma resposta positiva a todos os estímulos feitos em sala de aula, oprofessor se depara com alguns estudantes que chamam sua atenção pelos traços revelados no seu comportamento: o estudante passa a impressão que vive no mundo da lua ou que não tem motivação para nada, outros, porém, mostram-se impacientes, falam muito, não conseguem ficar parados e sentados por muito tempo, podem ser líderes ou ainda rejeitados pelo grupo. A essas características comportamentais, osestudiosos (especialistas) chamam de "Déficit de Atenção" e como consequência pedagógica, este educando representa uma ineficiência que se reflete na dificuldade de organização e orientação, leitura deficiente com uma acentuada incapacidade para interpretar textos, falta de atenção para detalhes de formas e posições e falha no funcionamento produtivo das tarefas. O aluno com Déficit de Atenção nãoconsegue render de acordo com a sua real capacidade, apresentando uma discrepância entre sua inteligência e sua produtividade acadêmica, seu desempenho está sempre aquém do seu verdadeiro potencial, gerando na criança autoestima e autoconceito pobre, fazendo-o sentir-se insuficiente e incapaz com um sentimento de fracasso.

Palavras-chaves: déficit de atenção; Aprendizagem, motivação,concentração, hiperatividade.


1 INTRODUÇÃO

O trabalho em relação ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas de acordo com o referencial teórico, visto que é um problema muito sério que dificulta o trabalho do professor, pois, a criança sem limites possui comportamentos parecidos com os da criança hiperativa.
É comum pais, professores eoutras pessoas que convivem com esse tipo de criança, apresentar um auto nível de estresse e se sintam perdidos na maneira de como lidar com elas, também ocorre muitas frustrações nos alunos com esse tipo de deficiência e em seus pais, sendo que a criança com TDAH é muitas vezes considerada problemática, bagunceira, malcriada, indisciplinada e até mesmo pouco inteligente.
Em relação ao TDAH omaior problema encontrado é o fato de que o conhecimento sobre ele seja muito pequeno entre pais, professores e até mesmo nas áreas médicas e psicológicas. A maioria das pessoas com TDAH passa a vida inteira sendo acusadas injustamente de mal-educadas, preguiçosas, loucas, desequilibradas e temperamentais, quando, na verdade, são portadoras de uma síndrome que, simplesmente, as faz agir de maneiraimpulsiva, desatenta e às vezes, até mesmo caótica.
Desta maneira a criança que possui este tipo de transtorno não tem que carregar um estigma que a exclua da escola e do direito de aprender, essas crianças necessitam que a sociedade tome consciência e que lhes assegure; respeito a sua individualidade e ao reconhecimento de suas possibilidades e competência para não deixá-los fracassarem.
O artigoem questão contribui para que o professor possa identificar quando o aluno realmente possui ou não a deficiência, tratando-o como os demais sem preconceito, respeitando suas dificuldades e buscando novas práticas para sanar suas dificuldades em sala.
Os objetivos desta pesquisa é o de investigar e o de compreender os processos em relação ao ensinar e o aprender, a partir da proposta dadiversidade e da inclusão da criança na escola, enfatizando questões relacionadas aos alunos portadores de TDAH, agregando assim esforços para que a criança com dificuldade de aprendizagem não carregue um estigma que a exclua da escola e do direito de aprender.
Para que o aluno não seja prejudicado no seu rendimento escolar e para que ele tenha um convívio harmonioso com todos os que o cercam é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
  • Transtorno Déficit de Atenção/ Hiperatividade
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
  • Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
  • TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!