Aluno

Páginas: 4 (804 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014
7 PRINCIPAIS FEITOS DE NELSON MANDELA

1. Luta contra Apartheid
Tradução: Banheiro masculino. Só entram brancos.

Em 1948, o Partido Nacional, integrado por africâners, vence as eleições daÁfrica do Sul. No ano seguinte, é instituído o Apartheid, um regime de separação racial entre brancos e negros. Em 195o, novas leis segregacionistas são impostas ao governo, em ação que levou à tomada deterra de negros, mestiços e indianos. Em 26 de junho de 1952, ocorre o Dia do Protesto, quando Mandela convidou os negros de todo o país a frequentar espaços reservados a brancos – banheiros,escritórios públicos, correios. Na sua luta contra o Apartheid, Mandela acabou enquadrado na Lei de Repressão ao Comunismo.







2. Lança de uma Nação
Massacre de Sharpeville – Tela de GodfreyRubens

Até 1953, Mandela liderou lutas pacíficas contra o preconceito a negros na África do Sul. Naquele ano, reconheceu que a tática do pacifismo não funcionava contra o Apartheid. Em 1960, seupartido, o Congresso Nacional Africano (CNA) foi proibido e Mandela caiu na clandestinidade. Naquele mesmo ano, 69 manifestantes, na maioria negros, foram mortos em um protesto pacífico, no episódioconhecido como Massacre de Sharpeville. Em resposta, em 1961, foi criado o Umkhonto we Sizwe – Lança de uma Nação – um braço armado do CNA, tendo Mandela como comandante em chefe. Mandela viajou pela Europa eÁfrica aprendendo táticas de guerrilha e obtendo treinamento militar.







3. Julgamento de Rivonia
Em 1963, Mandela foi capturado em Rivonia, nome dado a um subúrbio de Johannesburgo. AliMandela tinha um esconderijo, numa fazenda chamada Liliesleaf. Após sua captura,  foi julgado com outros nove réus. O julgamento, que passou à história com o nome de Julgamento de Rivonia, ocorreuentre 1963 e 1964. No dia 11 de junho de 1964, Mandela foi condenado à prisão perpétua. Foi enviado para a prisão na Ilha Roben, onde ocupou a cela de número 466/64. Na prisão, ficou sem contato com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aluno
  • Aluno
  • Aluno
  • aluno
  • aluno
  • aluno
  • Aluno
  • aluno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!