Aluno

Páginas: 4 (771 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1. Introdução
 
O fenômeno do magnetismo terrestre resulta do fato de que a Terra, como um todo, comporta-se como um imã gigante. O físico e naturalista inglês William Gilbert foi o primeiro ademonstrar essa semelhança por volta de 1600. Contudo muito antes disso a bússola já era utilizada.
Os pólos magnéticos da Terra não correspondem aos pólos geográficos. Atualmente o pólo norte magnéticoesta localizado na costa oeste da ilha Bathurst, em território canadense, cerca de 1290 Km da Baía de Hudson. O pólo sul magnético situa-se no continente Antártico, na Terra de Adélia. A posição dospólos magnéticos não é constante, e tem variado de forma apreciável ano após ano.
 primeiro a afirmar que a Terra se comportava como um ímã gigante foi o cientista Willian Gilbert. Uma simplesexperiência pode comprovar esse comportamento da Terra. Tal experiência consistiu na colocação de um ímã suspenso livremente pelo seu centro de gravidade na superfície da Terra. Nesta experiência, repetidadiversas vezes, verificou que o ímã sempre se orientava na direção norte-sul, com isso concluíram que realmente a Terra se comportava como um ímã.
Mas onde estão localizados os polos magnéticos nortee sul da Terra?

Como podemos observar na imagem acima, os polos magnéticos estão localizados nos extremos do eixo magnético e próximos aos polos geográficos, isto é, o polo sul magnético estápróximo do norte geográfico e o polo norte magnético está próximo do sul geográfico. É importante lembrar que o eixo magnético não coincide com o eixo de rotação da Terra, sendo estes separados poraproximadamente 13º.
Ainda não temos uma explicação correta para a origem do campo magnético terrestre, mas a hipótese mais aceita diz que o campo magnético terrestre se origina das intensas correnteselétricas que circulam seu interior e não da existência de grande quantidade de ferro magnetizado também em seu interior.
Com isso, visando determinar o campo magnético terrestre de Volta Redonda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aluno
  • Aluno
  • Aluno
  • aluno
  • aluno
  • aluno
  • Aluno
  • aluno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!