SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA ABORDAGEM EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS

1565 palavras 7 páginas
SEGURANÇA ALIMENTAR: UMA ABORDAGEM
EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS
Mauricéa Fidelis de Santana1, Eliabe Roberto de Souza1 e Tatiana Barros Ferreira Lira2


Introdução
O surgimento do termo “segurança alimentar”, ocorreu no final da Primeira Guerra Mundial, como decorrência da preocupação de que um país poderia dominar o outro, caso obtivesse o controle sobre o fornecimento de alimentos [1].
Segundo Marín-León et al. [2], o conceito de segurança alimentar refere-se ao “acesso por meios socialmente aceitáveis a uma dieta qualitativa e quantitativamente adequada às necessidades humanas individuais para que todos os membros do grupo familiar se mantenham saudáveis”.
Segundo Belik [3], “na Cúpula Mundial da
Alimentação de 1996, o Brasil, entre outros, comprometeu-se a diminuir à metade a população que passa fome”.
Batista Filho [4] afirma que “o ponto de passagem crucial na cadeia alimentar/nutricional do Brasil está no elo do consumo, afetado de um lado, pelas restrições de poder de compra da população e, por outra parte, pela pressão das demandas induzidas pelo mercado”.
Porém destaca-se que o avanço da ciência da alimentação e nutrição tem se tornado constante nos últimos anos. Estes estudos geram resultados que devem ser usados para a melhoria de vida da população
[5].
Para Gomes [6] “a retomada do alimento como expressão cultural, como comida, lembrança, sabor, prazer, é indispensável à valorização e à promoção do consumo de frutas, legumes e verduras como componente de uma alimentação saudável”.
Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB), Lei n° 9.394/96, e a proposição dos Parâmetros Curriculares Nacionais no mesmo ano, determinou-se para o Ensino Fundamental, além das componentes curriculares os “temas transversais sobre ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual e trabalho e consumo” [7].
As atividades educativas em nutrição

Relacionados

  • Psicologia-das-cores
    88519 palavras | 355 páginas