Aluno Rac Logico E Textos 10 1

Páginas: 39 (9657 palavras) Publicado: 22 de março de 2015







Raciocínio Lógico
Leitura e Interpretação de Textos
Comparações
Estabelecimento de Relações e Contradições
Elaborações de Soluções








Curso:
Nome do aluno:
Número de RA:
Turma:


Lógica: use o raciocínio para resolver problemas!

Lógica - alguns exemplos...

Provavelmente você já ouviu algum diálogo como os exemplos que seguem.

Diálogo 1.
Susana: No Brasil se fala português?
Luiz: Élógico que sim!

Diálogo 2.
Adriana: A Itália é um país da Europa?
Clara: Sim. Isso é lógico!

Diálogo 3.
Luiz: Você vai prestar algum concurso público nesse ano?
Carlos: Sim, vários... Vou precisar de muita sorte!
Luiz: Sorte e muito raciocínio lógico!

Esses diálogos indicam que a palavra lógica está relacionada com uma resposta (conclusão) baseada na racionalidade. No seu próprio dia a dia,você já deve ter percebido a intenção das pessoas quando se referem à palavra lógica...
Pensando assim, podemos dizer que a lógica nos ajuda a diferenciar os raciocínios válidos dos raciocínios não válidos e a tomar decisões segundo critérios que envolvem “pensar sobre o problema”.

Vejamos um exemplo simples: vamos supor que, de fato, todas as lanchonetes do Brasil vendessem refrigerantes. Apartir dessa frase, poderíamos concluir que, no Brasil, todos os refrigerantes são vendidos apenas em lanchonetes?
Não, esse raciocínio não válido, pois dizer que todas as lanchonetes do Brasil vendem refrigerantes não é a mesma coisa que dizer que todos os refrigerantes do Brasil são vendidos em lanchonetes.

Enfim, a lógica nos auxilia a tomar como ponto de partida os conhecimentos aceitos comoverdadeiros e, então, formular leis gerais, fazer encadeamentos de ideias e concluir sobre “novas” verdades (argumentação).

Você quer mais um exemplo? Ok! Veja a questão a seguir, extraída do Enade 2009.

Questão 1 – Enade 2009.
A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. Noinício deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana. Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges:


PORQUE

BARALDI, Márcio. http://www.marciobaraldi.com.br/baraldi2/component/joomgallery/?func=detail&id=178. Acesso em 05/10/2010.

Com base nas informações dadas e na relação proposta entre essas charges, é CORRETO afirmarque
a) a primeira charge é falsa, e a segunda é verdadeira.
b) a primeira charge é verdadeira, e a segunda é falsa.
c) as duas charges são falsas.
d) as duas charges são verdadeiras, e a segunda explica a primeira.
e) as duas charges são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.

Vamos pensar um pouco nessa questão, usando a lógica...

O texto inicial diz que “a urbanização no Brasilregistrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana”. Ou seja, houve uma inversão do percentual de pessoas que viviam no campo e na cidade: “antes”, a maioria da população do Brasil vivia no campo;“hoje”, a maioria da população do Brasil vive na cidade.
Isso se traduz nas charges da seguinte maneira: “hoje” temos “enxadas paradas” (ou seja, ”pouca gente no campo”) e “inchadas paradas” (ou seja, ”muita gente na cidade”). Pela leitura do texto inicial e pela lógica, concluímos que as duas charges são verdadeiras!
Agora, vamos analisar a palavra PORQUE, que “liga” as duas charges. Essa palavra indicaque a segunda charge seria a causa e a primeira charge seria a sua consequência. Você concorda com isso? Usando a lógica, concluímos que esse raciocínio NÃO é correto, pois foi a saída de pessoas do campo (primeira charge - causa) que ocasionou o “caos” urbano (segunda charge - consequência) e não o contrário.
Assim podemos concluir, pela nossa análise lógica de “causa e efeito”, que as duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rac Lógico
  • Texto 10
  • Texto do aluno
  • texto do aluno
  • Texto Publicado no Site do CRMV SP em 10 04 15 1
  • Texto Pensamento Logico Matematico
  • PROJETO ALUNO NOTA 10
  • projeto aluno nota 10

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!