Resumo Adulto Jovem

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 22 de março de 2015
 O MUNDO ADULTO E SEU PROCESSO DE AMADURECIMENTO

A vida adulta começou a e ser estudada muito recentemente, embora não se podem negar as várias pesquisas na área psicológica. Estas pesquisas foram embasadas na Psicologia do desenvolvimento e neste trabalho é abordada somente a fase adulta deixando de lado suas peculiaridades.
Ainda hoje se sabe muito pouco sobre as etapas da vida adulta, porisso é muito importante continuar com estes estudos para que possamos entender o a vivência e a importância de assuntos cotidianos nesta fase, ter um tempo livre e um tempo para a família, além de considerar a as mudanças físicas da idade adulta.
A vida adulta é considerada entre 20 e 39 anos, cada idade com um estilo de vida diferente. A atividade física é sempre bem vinda em todas as idadeschegando aos 50 anos seus músculos estarão com 90% da força comparada com a idade de 20 anos, se esse adulto jovem for um praticante de exercícios diários.
No declínio da vida adulta temos algumas funções motoras afetadas, por exemplo: Uma pessoa de 50 anos não terá as mesmas habilidades que uma de 20 anos, seu andar fica mais lento, se cansa com mais facilidade, a visão fica mais prejudicada, acoluna está mais encurvada, sua estrutura está mais frágil. Diferente de uma pessoa com 20 anos, que sobe várias escadas rapidamente e dificilmente vai se cansar, que tem uma visão boa e muito mais ativa.
É difícil definir ou distinguir etapas para cada faixa etária, mesmo por que não podemos determinar limites e momentos comuns no transcurso do ciclo vital:
- Juventude ou Segunda Adolescência(18 aos 25anos)
- Adulto Jovem ou Precoce (25 aos 30 anos)
- Adulto Médio (30 aos 50 anos - Amadurecimento adulto e crise da meia-idade).
O trabalho é um elemento básico para o amadurecimento e para a independência familiar. As doenças nesta fase são menos frequentes, em geral a maioria tem uma boa saúde, onde a maior causa de morte é por acidentes ou e atos de violência.
Estudos longitudinaisfeitos por Grant apontam que o período da vida adulta jovem que compreendem na faixa de 25 e aos 35 anos tem a tendência em se adaptar em meio social, se dedicar ao trabalho e a família.
Levison divide a juventude e a vida adulta em três estágios:
-Saída do lar: (18 a 24 anos) Nesta idade é a passagem da vida pré-adulta para a adulta. Onde se cria a independência em relação aos pais, tantoeconômica como psicológica.
-Ingresso no mundo adulto: (24 a 28 anos) Está mais atento ao mundo adulto e ao lar. Adquire autonomia e explora a possibilidade da vida e procura construir uma vida estável.
-Transição para a quarta década: (28 aos 33 anos) É a hora de olhar e analisar o que já conquistou, abrir mão de afazeres diários e ter uma perspectiva de vida melhor trazendo mais possibilidades,etalvez acatar aquelas deixadas para trás em algum um momento.
Erick Erickson diz que a “Vida adulta jovem” é a conquista da intimidade, caso o individuo fracasse, ele entra em isolamento. Nesta fase, ele já tem sua própria identidade pessoal e quando constituído está preparado para um vínculo com as demais pessoas. Para Erikson o adulto jovem tem “a capacidade de se entregar as aflições e associaçõesconcretas e desenvolver a força ética necessária para cumprir esses compromissos, mesmo quando eles podem exigir sacrifícios significativos”.
O adulto jovem já está preparado e capacitado para enfrentar os medos e a perda do ego como, por exemplo, solidariedade dos amigos, união sexual, a intimidade do casal, etc. Os medos estão relacionados à perda de ego, isso leva ao isolamento edistanciamento interpessoal.
Uma etapa importante é a genitalidade. Para Erickson a saúde sexual do ser humano é potencialmente capaz de alcançar a mutualidade do orgasmo genital, e esta constituído de tal forma que pode suportar certo grau de frustação sem uma regressão patológica.
A intimidade marca o final da adolescência em termos psicológicos e desenvolvimento da vida adulta.
A intimidade pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo escolarização de jovens e adultos
  • Resumo do texto escolarização de jovens e adultos
  • Aprendizagem De Jovens E Adultos A Aprendizagem A Seu Tempo Resumo
  • Resumo de educação profissional e educação para jovens e adultos
  • Jovens adultos
  • Jovens e Adultos
  • Adulto Jovem
  • Adulto jovem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!