Aluna

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Inclusão social do deficiente físico aos esportes
Introdução
A educação física vem refletindo sobre a temática da deficiência, com o intuito de minimizar os problemas e assegurar a inclusão desse grupo minoritário. Especificadamente, nesse estudo iremos abordar um tipo de deficiência: a física.
Em termos históricos, podemos afirmar que as pessoas portadoras de deficiência eram excluídas dasociedade. A preconização do corpo máquina nos faz entender que quem não produz é representado como inválido, sem utilidade. Estas características são atribuídas indistintamente a todos que têm alguma deficiência, marginalizando-os.
A releitura a deficiência através da lente da inclusão se faz urgente e necessária. Encontramos respaldo em Sassaki (1997) quando afirma que a inclusão social é umprocesso que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, como também do portador de deficiência física.
Nesse sentido, a Educação Física escolar pode se constituir como agente de inclusão. A atividade física adequada às possibilidades dos sujeitos, valoriza, integra à realidade,obtendo autonomia, autoconfiança e liberdade.
A partir das considerações apresentadas, o presente trabalho pretende investigar como o professor de Educação Física Escolar representa a inclusão de pessoas portadoras de deficiência física em suas aulas.
Para buscar respostas optamos pela revisão da literatura e, como suporte bibliográfico e instrumento de pesquisa, utilizamos a entrevistasemi-estruturada que foi realizada com três professores universitários que atuam no Curso de Licenciatura de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa) e em Escolas da Rede Pública e/ou Particular do mesmo Município.
Tentando compor um quadro compreensivo desta questão, trataremos do problema focando primeiramente a construção social da deficiência física, buscando elucidar o conceitode deficiência para que, em um segundo momento, possamos retratar como vivem as pessoas com deficiência física na sociedade e no ambiente escolar, refletindo a construção de preconceitos em relação a essas pessoas e, contribuindo para a desconstrução desses rótulos sociais instituídos na escola. Com isso, apontaremos as perspectivas dessa inclusão na sociedade dos ditos "normais", discutindo aquestão desse processo no campo da educação física escolar e, por último apresentaremos o olhar de quem vivencia essa prática, criando possibilidades para que os professores de educação física estejam aptos a encarar essa realidade, legitimando o acesso democrático tão discutido legalmente.
A construção social da deficiência física
A convivência com pessoas com necessidades especiais é marcada, emcada época da história, por ações discriminatórias que geram representações preconceituosas. Na antiguidade as crianças eram mortas quando nasciam com má-formação ou doentes. As que sobreviviam eram abandonadas e ficavam a deriva da sorte ou eram utilizadas por pessoas pobres para pedir esmola. Em outros locais eram vistas como "possuídas pelo demônio" e que precisavam ser purificadas. Esse fatomascarava flagelos e humilhações.
Essa visão foi alterada com o Cristianismo que considerava que todos os homens são filhos de Deus e, portanto, possuidores de alma. Os cristãos acreditavam que somente Deus podia dar ou tirar a vida, tornando-se pecado qualquer ação contra a vida do homem. Sendo assim, os deficientes não podiam mais ser mortos, maltratados ou abandonados. Apesar disso, oconfinamento e a segregação eram permitidos, visto que era suficiente, como ato caridoso ao deficiente, o alimento e o teto.
Esses rótulos produziram sentimentos como repugnância, piedade, segregação e isolamento a essas pessoas, fortalecendo e ratificando os preconceitos até os dias atuais. Dessa forma, as pessoas com deficiência mental, sensorial ou física encontram-se, desde antiguidade, a margem da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • Aluna
  • aluna
  • aluna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!