Almeida Garret

Páginas: 7 (1569 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
Criador da prosa moderna em Portugal ,inovou a escrita e a composição literária no século 19, enfatizando em seus romances o lirismo, sensibilidade e individualismo. Seus heróis eram românticos e com aparência de palidez e e cansaço, suas heroínas eram anjos e diabo ao mesmo tempo.

O romance “Viagens na minha terra” foi composto em forma de folhetim, bem ao gosto romântico da época. Anarrativa, apesar de grande base descritiva, é saborosa, envolvente e apresenta uns temas essencialmente românticos como: natureza ativa e confessional; heroísmo;nacionalismo ; lirismo amoroso e morte.
Garrett, um observador minucioso de fatos, excluindo-se o tom melodramático. O autor usa um estilo vivo, com giros e expressões coloquiais, um estilo que se molda ao pensamento no seu fazer-se, apto asugerir leves emoções, associações fugidias, estados de devaneios, os meandros de uma nova sensibilidade. Neste romance, Garrett esta centrado em narrar uma historia, mas, ao contrario, parece estar-se afastando da historia. Esta técnica de suspensão da narrativa, sob o ritmo da emoção critica e da fineza, intelectual, denomina-se digressão.
Neste fragmento observa-se que Garrett deplora adeformação da arquitetura histórica de Portugal e critica a condição cultural portuguesa, incapaz de compreender sua tradição e sua historia.
Garrett, que se embriaga com os primores estéticos da antiga arquitetura portuguesa, defende a herança do passado e se revolta contra os novos “barões”, homens que agora apresentam a mentalidade burguesa e insensível, também representa essa cultura burguesa eprogressista cujos excessos ele condena. O autor foi liberal, participou da luta pela democracia, gostava do progresso e abraçava os ideais da Revolução Francesa, como homem moderno, Garrett desejava que Portugal acompanhasse os demais países da Europa e não se furtasse a evolução. Assim, como principalmente ao patrimônio artístico e cultural, ameaçando pelo crescimento do capitalismo e da burguesiaque acabou transformando os valores patrimoniais.
O narrador nos conta duas historias. Uma refere-se a dos amores de Carlos e Joaninha. Outra é a da própria viagem que faz de Lisboa a Santarém de comboio, com a intenção de conhecer as ricas várzeas de Ribatejo, e assim saudar o alto cume a mais histórica e monumental das vilas de Portugal. Incluindo também a guerra civil que abalou Portugal, eque dividiu os contendores em realistas e constitucionalistas . Os primeiros conservadores, queriam a monarquia absoluta. Os segundos, liberais, desejavam uma política nacional pautada pelos ideais da Revolução Francesa, e com isso, uma monarquia mais branda.

- Romantismo Português

São características do Romantismo Português:

O romantismo seria dividido em 3 gerações:
 1º Geração —As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destaca-se o nacionalismo, presente da coletânea de textos e documentos de caráter nacional e que remetam para o nascimento de uma nação, fato atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesmaidealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.
 2º Geração — Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.
 3º Geração — Seria a fase de transição para outra corrente literária,o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irônica, com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.

Individualismo
Os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • almeida garret
  • Almeida garret
  • Almeida garret
  • almeida garret
  • Almeida Garret
  • Almeida garret
  • Almeida Garret
  • Almeida garret

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!