alinhamento

Páginas: 11 (2551 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013
ALINHAMENTO


CONCEITUAÇÃO
Chama-se de alinhamento, ao processo empregado para tornar colineares com os eixos de dois equipamentos, nas condições normais de operação.
O bom funcionamento de uma bomba depende muito da precisão com que ela é alinhada ao seu acionador, qualquer que seja o tipo de acoplamento usado, rígido ou flexível.
Um alinhamento malfeito pode causar vibração,aquecimento dos mancais e desgaste acentuado das peças.

DESALINHAMENTOS
Os desalinhamentos pode ser:
Radial ou paralelo ou lateral
Angular ou axial
Misto
Diz-sse que dois eixos estão com desalinhamento radial, quando suas linhas de centro são retas paralelas.
Diz-se que dois eixos estão com desalinhamento angular, quando suas llinhas de centro são retas concorrentes.
diz-se que dois eixos estaocom desalinhamento misto, quando suas linhas de centro são retas reversas. É o desalinhamento mais encontradona pratica. É uma combinação de desalinhamento radial com o angular.

Todo desalinhamento pode ser medido, mas é preciso que adote um plano como referencial. Na pratica adotam-se os planos horizontal e vertical como referenciaisdas medições de desalinhamento.
No desalinhamento radialhorizontal as linhas de centro dos eixos são retas parelellas pertencentes a um mesmo plano horizontal.
No desalinhamento radial vertical as linhas de centro dos eixos são retas parelellas pertencentes a um mesmo plano vertical.
No desalinhamento angular horizontal as linhas de centro dos eixos são retas concorrentes pertencentes a um mesmo plano horizontal.
No desalinhamento angular verticalas linhas de centro dos eixos são retas concorrentes pertencentes a um mesmo plano vertical.


TIPOS DE ALINHAMENTO
Os alinhamentos são feitos com as maquinas paradas,que poderão estar nas condições de temperatura ambiente ou de operação.
ALINHAMENTO A FRIO
ALINHAMENTO A QUENTE
Temperatura ambiente
Temper
atura normais de funcionamento

Normalmente, as maquinas estão sujeitas adilatações ou contrações térmicas porque funcionam em temperaturas difereentes da temperatura ambiente.consequentemente, essas dilatações ou contrações provocarão mudanças nas posições relativas de seus eixos. Esse fato é impotantissimo e deve ser levado em consideração durante a execução do alinhamento a frio, pois as posições dos eixos serão alteradas quando cada maquina atingir sua temperatura normal deoperação.
A meta final é manter a colinearidade das linhas de centro dos eixos durante o período de funcionamento das maquinas. Então, tem-se um problema de posiocionamento relativo das maquinas ao executar-se um alinhamento a frio.
No caso de maquinas com carcaças horizontalmente simétricas, o problema é mais simples porque os eixos só se deslocarão na vertical.
No caso de maquinas comcarcaças horizontalmente assimétricas, o problema torna-se mais complicado porque os eixos deslocarão na vertical e na horizontal. Nesses casos, os fabricantes devem forecer dos dados necessários para o alinhamento a frio.



INSTRUMENTOS E ACESSÓRIOS
As posições relativas dos eixos de duas maquinas podem ser identificadas por meio de medições nas faces e ou geratrizes dos cubos do acoplamento.Os instrumentos convencionais empregados para essas medições são: relógio comparador, o calibre apalpador e o micrometro de medidas internas.
O relógio comparador, também chamado de relógio apalpador ou simplesmente relógio, é o instrumento mais usado devido a sua praticidade e precisão.
Para se efetuar medições com o relógio comparador é necessário fixá-lo num dispositivo adequado. No caso dealinhamento, usa-se uma braçadeira apropriada para ser fixada no eixo. A braçadeira deve ser bastante rígida a fim de não provocar leituras falsas no relógio.
Na pratica as medições são feitas nos planos horizontal e vertical: duas medições em cada plano em posições diametralmente opostas.
Eixos desalinhados proporcionam leituras diferentes em diferentes posições de medição.
A diferença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alinhamento
  • Alinhamento
  • ALINHAMENTO
  • alinhamento
  • Alinhamento
  • ALINHAMENTO
  • alinhamentos
  • alinhamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!