aline prado

Páginas: 8 (1830 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2014
República Nova

1. O que foi a República Nova?

É denominado "Nova República" na história do Brasil, o período imediatamente posterior ao Regime Militar, época de exceção das liberdades fundamentais e de perseguição a opositores do poder. É exatamente pela repressão do período anterior que afloram, de todos os setores da sociedade brasileira o desejo de iniciar uma nova fase do governorepublicano no país, com eleições diretas, além de uma nova constituição que contemplasse as aspirações de todos os cidadãos. Pode-se denominar tal período também como a Sexta República Brasileira.
A Nova República inicia-se com o fim do mandato do presidente e general João Batista de Oliveira Figueiredo, mas mesmo antes disto, o povo havia dado um notável exemplo de união e de cidadania, ao sair àsruas de todo país, pressionando o legislativo a aprovar a volta da eleição direta para presidente, a Campanha das Diretas-Já, que não obteria sucesso, pois a Emenda Dante de Oliveira, como ficou conhecida a proposta de voto direto, acabou não sendo aprovada.

http://www.infoescola.com/historia/nova-republica/

2. O que foi o Regime Militar?

Ditadura militar, regime militar ou governomilitar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura_militar

É conhecido no Brasil como "Regime Militar" o período que vai de 1964 a 1985, onde o país esteve sob controle das Forças Armadas Nacionais (Exército, Marinha e Aeronáutica). Neste período, os chefes de Estado, ministros e indivíduos instalados nas principaisposições do aparelho estatal pertenciam à hierarquia militar, sendo que todos os presidentes do período eram generais do exército. 
Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

3. Diretas Já

Diretas Já foi um movimento político democrático com grande participação popular queocorreu no ano de 1984. Este movimento era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante de Oliveira que restabeleceria as eleições diretas para presidente da República no Brasil.
Durante o movimento ocorreram diversas manifestações populares em muitas cidades brasileiras como, por exemplo, passeatas e comícios. Estes eventos populares contaram com a participação de milhares de brasileiros, entreeles figuras públicas.
Lideranças estudantis, como a UNE (União Nacional dos Estudantes), sindicatos, como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), intelectuais, artistas e religiosos reforçaram o coro pelas Diretas Já.

http://www.infoescola.com/historia/diretas-ja/

Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Porém, para a desilusão do povobrasileiro, ela não foi aprovada.

4. Eleições indiretas 
Em 15 de janeiro de 1985, ocorreram eleições indiretas e Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil. A partir desta, o país ingressou em processo de redemocratização, extinguindo-se assim o poder militar.

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/diretas_ja.htm

5. O que é Redemocratização?

Redemocratização é o processo derestauração da democracia e do estado de direito em países ou regiões que passaram por um período de autoritarismo ou ditadura. A redemocratização pode acontecer de maneira gradual, onde o poder restaura os direitos civis lentamente, ou abrupta, como é em geral o caso quando isso acontece através de revoluções.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Redemocratização

Redemocratização é um termoutilizado para designar a abertura política brasileira para um Governo Civil. Ou seja, faz referência a recuperação das instituições democráticas que foram abolidas pelo Regime Militar.
O termo utilizado na ocasião de redemocratização era “abertura”.

6. Início do processo de Redemocratização:

As Diretas Já marcou a década de 80 do Brasil. Mas acabaram sendo frustrados, a Emenda não foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aline Por Aline
  • Aline
  • Aline
  • Aline*
  • Aline
  • Aline
  • aline
  • aline

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!