Alimntação bovinos

992 palavras 4 páginas
Instrução Normativa nº 62 representa desafio para produtores de leite
Medida, que estabelece novas regras para a contagem bacteriana, visa aumentar a qualidade do produto

Desde o dia 1º de janeiro de 2012 quem trabalha com a atividade leiteira passou a se preocupar com as regras para a garantia da qualidade do produto. A Instrução Normativa nº 62 do Ministério da Agricultura estabelece novas regras para a contagem bacteriana e de células somáticas do leite, o que representa um desafio para os produtores.
Clique aqui e veja a primeira parte do vídeo desta reportagem.

A produtora rural Elza Silva tem uma propriedade em Viçosa que conta com 21 vacas em lactação. A produção diária é de 110 litros de leite. Segundo ela, conseguir um retireiro capacitado atualmente é um desafio. Ela também conta que os remédios e insumos agrícolas são caros, e o preço pago peço litro do leite, R$0,85 em janeiro, são entraves para novos investimentos, como a compra de tanque de resfriamento. Com a Instrução Normativa nº 62 ela está ainda mais preocupada, já que, segundo Elza, o preço do leite não cobre os gastos com os investimentos.

A Instrução atualiza algumas normas de produção e qualidade do leite presentes na Instrução Normativa nº 51/2002. Com a atualização, os índices de contagem bacteriana total e de contagem de células somáticas, que podiam chegar a 750 mil/ml, deverão ter como limites 600 mil/ml para os produtores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

A tolerância de até 600 mil/ml de contagem bacteriana total e contagem de células somáticas também vai ser adotada nos estados do Norte e Nordeste, porém, a partir de 2013. De acordo com o Ministério da Agricultura, a proposta foi consolidada na Câmara Setorial da cadeia produtiva do leite e baseia-se em estudos realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite e no histórico dos programas de qualidade das empresas de laticínios.

Para tentar cumprir as regras de qualidade, o

Relacionados