Alif OK

1274 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE ENFERMAGEM

ALIF SALES ROCHA

A EQUIPE MULTIDIFERENCIAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

MARINGÁ
2012

ALIF SALES ROCHA

A EQUIPE MULTIDIFERENCIAL DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Revisão de literatura elaborada, a ser entregue como nota para avaliação parcial para a disciplina de Iniciação do Conhecimento Científico, ministrada pela Profa. Drnda. Aline Frollini Lunardelli Lara.

MARINGÁ
2012

RESUMO
Com o surgimento do Programa Saúde da Família (PSF) cria-se uma equipe multiprofissional a qual cada integrante tem suas idéias e opiniões próprias e com o surgimento do PSF o agente comunitário de saúde (ACS) teve que se adaptar a este novo programa, pois este profissional já atuava em um outro programa onde ele próprio tinha autoridade sobre ele. Este trabalho tem o objetivo de expor as diferenças e semelhanças entre os profissionais da equipe do PSF e destacar a importância do agente comunitário de saúde (ACS) no programa. Através deste trabalho pode-se observar que a equipe multiprofissional do PSF tem varias diferenças, mas que também compartilham dos mesmo pontos de vista em relação ao programa e também observa-se que o ACS e um fator fundamental no funcionamento do PSF.

Palavras-chave: Programa Saúde da Família; Agente Comunitário de Saúde; Equipe Multiprofissional.

INTRODUÇÃO
No ano de 1998 surge o Programa Saúde da Família (PSF), que tem como objetivo geral contribuir na reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), assim implantando uma nova atuação nas unidades básicas de saúde (FIQUEREDO, 2003).
Segundo Figueiredo (2003), o PSF visa atender o individuo e a família de forma integral e continua, desenvolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Para isto o programa conta com o apoio

Relacionados

  • TRABALHO
    570 palavras | 3 páginas
  • Alternativas tecnológicas para edificações.
    118216 palavras | 473 páginas
  • Suprimento
    193421 palavras | 774 páginas