ALIENACAO E IDEOLOGIA EM KARL MARX

Páginas: 12 (2799 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013

ALIENACAO E IDEOLOGIA EM KARL MARX

ALIENAÇÃO
Marx investigou a alienação social. Interessou-se em compreender as causas pelas quais os homens ignoram que são os criadores da sociedade, da política, da cultura, da história, e acreditam que a sociedade não foi instituída por eles, mas por vontade e obra de deuses, da natureza, da razão. Por que os homens não se reconhecemcomo sujeitos sociais, políticos, históricos, como agentes e criadores da realidade? Por que as pessoas não se percebem como sujeitos e agentes e se submetem às condições sociais, políticas, culturais, como se elas tivessem vida própria, poder próprio, vontade própria e os governassem, em lugar de serem controladas e governadas por eles?
Para compreender o fenômeno daalienação, Marx estudou o modo como as sociedades são produzidas historicamente pela práxis dos seres humanos. Verificou que, historicamente, uma sociedade sempre começa por uma divisão e que essa divisão organiza todas as relações sociais que serão instituídas posteriormente. Trata-se da divisão social do trabalho.
Na luta pela sobrevivência, os seres humanos se agrupam para explorar osrecursos da natureza e dividem as tarefas dos homens adultos, das mulheres... A partir dessa divisão, organizam a primeira instituição social: a família. As famílias trabalham e trocam entre si os produtos do trabalho. Surge uma segunda instituição social: a troca, ou seja, o comércio. Algumas famílias conquistam mais bens que outras, tornam-se mais ricas. As mais pobres vêm-se obrigadas atrabalhar para as mais ricas em troca de produtos para a sobrevivência. Começa a surgir a terceira instituição social: o trabalho servil, que desembocará na escravidão. Os mais ricos e poderosos reúnem-se e decidem controlar o conjunto de famílias, distribuindo entre si os poderes e excluindo algumas famílias de todo o poder. Começa a surgir a quarta instituição social: o poder político, de onde viráo Estado.
Nessa altura, os seres humanos já começaram a explicar a origem e a finalidade do mundo, já elaboraram mitos e ritos. As famílias ricas e poderosas dão a alguns de seus membros autoridade exclusiva para narrar mitos e celebrar ritos. Criam uma outra instituição social, a religião, dominada por sacerdotes, de famílias poderosas e que, por terem aautoridade para se relacionar com o sagrado, tornam-se temidos, venerados pelo restante da sociedade. É um novo poder social. Os vários grupos de famílias dirigentes disputam entre si terras, animais e servos e dão início a uma nova instituição social, a guerra, com a qual os vencidos se tornam escravos dos vencedores, e o poder econômico, social, militar, religioso e político se concentram aindamais em poucas mãos





Com essa descrição, Marx observou que a sociedade nasce pela estruturação de um conjunto de divisões:
Divisão sexual do trabalho
Divisão social do trabalho
Divisão social das trocas
Divisão social das riquezas
Divisão social do poder econômico
Divisão social do poder militar
Divisão social do poder religiosoPorque em todas as instituições sociais (família, trabalho, comércio, guerra, religião, política) uma parte detém poder, riqueza, bens, armas, idéias e saberes, terras, trabalhadores, poder político, enquanto outra parte não possui nada disso, estando subjugado à outra rica, poderosa e instruída.
Esse conjunto estruturado de divisões torna-se cada vez mais complexo,intricado, numeroso, multiplicando-se em muitas outras divisões, sob a forma de numerosas instituições sociais, e que acabam por revelar a estrutura fundamental das sociedades como divisão das classes. A esse conjunto de instituições nascidas da divisão social, Marx deu o nome de condições materiais da vida social e política. Por que materiais? Porque referem-se ao conjunto de práticas sociais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ALIENACAO E IDEOLOGIA EM KARL MARX
  • IDEOLOGIA E ALIENAÇÃO SEGUNDO KARL MARX
  • O Conceito de Ideologia em Karl Marx
  • O conceito de ideologia em karl marx
  • Alienação Por Karl Marx
  • A alienação segundo karl Marx
  • Alienação segundo Karl Marx
  • O Conceito de Ideologia em Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!