Algoritmos

Páginas: 5 (1092 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Universidade Tiradentes

Aluno: William da Silva Leite

Algoritmo
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam maiscomplexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.

Algoritmo de chave simétrica e assimétrica
Os algoritmos de chave simétrica (também chamados de Sistemasde Chave Simétrica, criptografia de chave única, ou criptografia de chave secreta) são uma classe de algoritmos para a criptografia, que usam chaves criptográficas relacionadas para as operações de cifragem e decifragem. A operação de chave simétrica é mais simples, pois pode existir uma única chave entre as operações. A chave, na prática, representa um segredo, partilhado entre duas ou maispartes, que podem ser usadas para manter um canal confidencial de informação. Usa-se uma única chave, partilhada por ambos os interlocutores, na premissa de que esta é conhecida apenas por eles.
Outros termos para criptografia de chave simétrica são: criptografia de chave secreta, de chave única, de chave compartilhada, de uma chave e de chave privada. O uso do último termo pode às vezesse confundir com o componente chave privada da criptografia de chave pública. A criptografia de chave simétrica é para ser separada de criptografia de chave assimétrica.



Tipos de algoritmos de chave simétrica
Os algoritmos de chave simétrica podem ser divididos em cifras de fluxo (ou contínuas) e em cifras por bloco.
As cifras de fluxo cifram os bits da mensagem um a um, enquanto que as cifras porbloco pegam um número de bits e cifram como uma única unidade.
Os blocos cifrados aceitam um número de bits e cifram em unidades. Um bloco de 64 bits é comum. O algoritmo AES aprovado pelo NIST em dezembro de 2001 usa blocos de 128 bits.

Criptografia de chave pública
A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chavepública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.
Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.
Os algoritmos de chave pública podem ser utilizadospara autenticidade e confidencialidade
Confidencialidade: A chave pública é usada para cifrar mensagens, com isso apenas o dono da chave privada pode decifrá-la, evitando assim que terceiros possam ler a mensagem.
Autenticidade: A chave privada é usada para cifrar a mensagem, com isso garante-se que apenas o dono da chave poderia tê-la editado.





Fluxograma
Fluxograma é um tipode diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, fluxograma é um gráfico que demonstra a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário parasua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo.
O Diagrama de fluxo de dados (DFD) utiliza do Fluxograma para modelagem e documentação de sistemas computacionais.
O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmos
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!