Alfabetização

Páginas: 7 (1599 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
CARLA CARINA COMIN GASPERINI

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA PARA A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Tema:
A importância da brincadeira para a criança na Educação Infantil
Problema:
O que é brincadeira? Definir a brincadeira não é tarefa fácil. De acordo com Kishimoto (1997), uma criança atirando com um arco e flecha pode ser uma brincadeira ou pode seruma criança que está se preparando para a arte da caça (como pode ocorrer num contexto indígena). Como diferenciar?
Vários autores têm caracterizado a brincadeira como a atividade ou ação própria da criança, voluntária, espontânea, delimitada no tempo e no espaço, prazerosa, constituída por reforçadores positivos intrínsecos, com um fim em si mesmo e tendo uma relação íntima com a criança. Éimportante ressaltar que o brincar faz parte da infância, porém, em várias ocasiões, os adultos (pais ou professores) propõem determinadas atividades para as crianças que parecem não cumprir os critérios acima discutidos, mas que são chamadas de “brincadeiras” pelos próprios adultos, mas se a atividade que é imposta corre o riso de ser desagradável para a criança, tudo indica que não se trata de umabrincadeira, mas de qualquer outra atividade. Uma mesma atividade pode ser considerada uma brincadeira para uma criança, mas não para outra, o que torna o trabalho do educador ainda mais complexo.
São várias as dificuldades que existem com relação à definição e caracterização da brincadeira, entretanto, é certo que a brincadeira assume um papel fundamental na infância; numa concepçãosociocultural, a brincadeira mostra como a criança interpreta e assimila o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas, sendo um espaço característico da infância.Apenas na era do Romantismo que a brincadeira passou a ser vista como expressão da criança e a infância a ser compreendida como um período de desenvolvimento específico e com características próprias. Nesteperíodo as principais brincadeiras eram: piões, cavalinhos de pau, bola etc. A partir deste período, vários pesquisadores surgiram desenvolvendo propostas pedagógicas com a utilização de brinquedos e jogos, como por exemplo: Froebel (educação baseada no brincar), Decroly (que elaborou materiais para educação de crianças deficientes com a finalidade de desenvolver a percepção, motricidade e raciocínio) eMontessori (que desenvolveu uma metodologia de forma a programar a educação sensorial). Já no século XX, outros pesquisadores começaram a discutir a questão das brincadeiras, entre eles, Piaget (1978), afirmando que a partir da brincadeira a criança pode demonstrar o nível cognitivo que se encontra além de permitir a construção de conhecimentos e Vygotsky, que compreendeu a brincadeira (comoqualquer outro comportamento humano) como resultado de influências sociais que a criança recebe ao longo do tempo. Vale à pena ressaltar que o brinquedo cria na criança uma zona de desenvolvimento proximal e através dele que a criança obtém as suas maiores aquisições (Vygotski, 1984)
As diferentes abordagens pedagógicas baseadas no brincar bem como os estudos de psicologia infantildirecionados ao lúdico permitiram a constituição da criança como um ser brincante e a brincadeira deveriam ser utilizados como uma atividade essencial e significativa para a educação infantil. Sem dúvida, foi necessário um longo período até se chegar nestas conclusões e a brincadeira ser levada como algo “sério”. Hoje, esta importância e seriedade em relação ao tema podem ser expressas através doadvento das brinquedotecas, dos congressos cujo tema central é a brincadeira infantil, do crescente número de artigos e trabalhos científicos com base no estudo das brincadeiras etc. Na educação, não podemos deixar de nos referir ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil que ressalta a importância da brincadeira quando afirma que educar significa “propiciar situações de cuidados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alfabetizaçao
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetizaçao
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!